Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
Unidade 3 - Rua: Luis Otávio, 1.313 – Taquaral – Campinas.

ENGENHARIA - HABILITAÇÃO ELÉTRICA

APTS QUIMICA

Bruna de Sá Rodrigues RA 5827174602
Danilo Bento Spongino RA 4605892233
Michel Douglas M. de Souza RA 3715671115
Odair Souza RA3730708932 
Rodrigo Rogério Rocha RA 3730725586
Mateus

ATPS ENGª ELÉTRICA 2º SEMESTRE

QUIMÍCAPROFESSOR: RICARDO BOCUS

Campinas 2012
Índice

Página
1. Cinco características dos metais. 3
2. Como ocorre a ligação metálica. 3
3. O que é Liga metálica , cite nome e composição. 3
4. Resumo sobre o FERRO 3
5. A partir de qual minério pode ser extraído o cobre? 4
6. Qual a principal aplicação para o cobre produzido no Brasil e no mundo? 4
7. Qual processo mais fácil, extrairferro ou cobre? Justifique. 4
8. Qual processo mais poluente ? produzir ferro ou cobre. 4
9. Os principais metais produzidos no Brasil os minérios dos quais são obtidos e a aplicação desses metais na sociedade? 4

Cinco características dos metais.

São bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação utensílios de cozinha, ferroselétricos ,etc., apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante, normalmente, possui cor branca prateada, pois refletem bem todas as freqüências de luz; podem ser entortados alguns são mais duros outros mais moles , porem uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade ; resistência ao calor com exceção do mercúrio, todos os outros metais seencontram no estado sólido a temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.
*
Como ocorre a ligação metálica.

Consideramos um cristal de lítio metálico : é sabido que na sua rede cristalina cada átomo de lítio encontra- se rodeados por oito vizinhos próximos.
No entanto o elemento lítio possui apenas um elétron de Valência, sendo assim não pode fazeroito compartilhamento com os oitos vizinhos ( a ligação covalente esta descartada) . Ma o Lítio cuja camada de Valencia é a segunda, possui espaço para oito elétrons e , por isso , seu elétron e o dos vizinhos podem acomodar- se nesta região. Assim cada átomo de lídio tem abundancia de espaço vazio(orbitais de Valencia vazio) e escassez de elétrons de Valencia.O elétron de Valencia de cada átomo delítio encontra sempre à sua volta orbitais de Valencia vazios. Isso significa que eles acabam tendo liberdade de movimento. Por onde quer que eles se movam, encontram sempre núcleos positivos para compensar a carga negativa região quase uniforme , de energia potencial baixa. Nessas circunstâncias podemos explicar por que estes elétrons se movem facilmente de um lugar para outro ao longo do cristalmetálico.

O que é Liga metálica , cite nome e composição.

Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não- metais, mas sempre com predominância do primeiro. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.
Exemplo de ligas metálicas:
Liga: Aço - Composição : Ferro e Carbono
Liga: Latão - Composição : Cobre e ZincoLiga : Solda Composição : Chumbo e estanho.
*
Resumo sobre o FERRO

Tem se indicio do uso do ferro, seguramente procedente de meteoritos.O ferro não é encontrado puro na natureza, ele é extraído sob forma de minério, principalmente em forma de oxido , destacando se : a hematita (Fe2O3) , a magnetita ((Fe3O4) , a limonita (FeO (OH)), a siderita (FeCO3) , a pirita (Fe2O3) e a ilmenita(FeTiO3).
A redução dos óxidos para a obtenção do ferroe efetuado em fornos denominados alto forno que contem carvão vegetal (massa aproximadamente do carvão que entra no alto forno 0,17t e o teor típico de carbono no ferro é de 4,3% em massa), neles são adicionados os minerais de ferro, em presença de coque , e carbonato de cálcio , CaCO3, que atua como escorificante.
No processo de obtenção,...
tracking img