Atps libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA



LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
LIBRAS

SANTO ANDRÉ
2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDALÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
LIBRAS
Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

SANTO ANDRÉ2012

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo principal, o estudo da Libras ( Língua Brasileira de Sinais) e suas implicações na educação de surdos e sua inclusão social. Apresentando a realidade dos fatos e buscando soluções referentes à educação e qualidade deensino para surdos. E assim dar oportunidade aos surdos de ter um aprendizado de qualidade, visando à verdadeira inclusão e interação entre ouvintes e surdos.
E talvez iniciar os debates pela formação de docentes melhores preparados para esse desafio chamado “INCLUSÃO” e por mais atenção de todos em se criar uma escola mais preparada para esse fim.ABSTRACT

    This research has as main goal, the study of Libras (Brazilian Sign Language) and its implications for deaf education and social inclusion. Presenting the actual facts and seeking solutions relating to education and quality of education for the deaf. And so give opportunity to the deaf to have a quality learning, seeking the true inclusion and interaction between deaf and hearing.
   And maybe start discussions by training teachers better prepared for this challenge called "INCLUSION" and more attention of everyone in creating a school better prepared for this purpose.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

INTRODUÇÃO

Considerando que todo cidadão tem direitos e deveres, em primeiro lugar então temos que saber quetodo sujeito tem como direito uma Língua, seja ela oral ou de sinais, pois ela será sua principal ferramenta para a comunicação do sujeito.
No desenvolvimento de todo ouvinte e não ouvinte, temos que considerar o fator biológico e ambiental. No fator biológico dependemos de genes e nos fatores ambientais dependemos da sociedade na qual estamos inseridos, é nela que aprendemos a suprir nossasnecessidades, apropriando se do que a humanidade criou ao decorrer de sua história.
Nesse processo a linguagem é o elemento chave de interação social e o diálogo. No caso dos ouvintes a língua oral é o recurso usado para essa interação. No caso dos surdos, existe um impedimento biológico que compromete o acesso do sujeito à língua oral, então ter acesso a Língua de Sinais é imprescindível.Dessa forma a maneira mais correta de se pensar na surdez não como limitação e sim como uma condição diferenciada da vivida pela maioria ouvinte. Buscando enfim acabar com o mito de que a surdez seja deficiência, pois o surdo é um sujeito completo em sua diferença, a partir do momento em lhe for dada a oportunidade de se expressar de sua maneira própria. E para isso é necessário que ele tenha acessoa Língua de Sinais.
De acordo com PERLIN (1998, p 54), a construção das identidades surdas dá-se através da vivência visual, isto é o surdo só terá sua própria identidade através das experiências visuais, pois enquanto um ouvinte percebe o ambiente pelo som, um surdo vai perceber tudo a sua volta através da luz.
Na atualidade é necessário que se instaure um novo modelo para a educação...
tracking img