Atps de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



LIBRAS


Carleni Mendes Ramos RA 6301184663
Kaianne Cristina RA 4304776845Mariana José da Silva RA 6366153341
Roseni Vieira do Nascimento RA 6366164441
Ruth Alves lima RA 4342699510
Simone Lima de Souza Ferreira RA 4573911076Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Libras, sob orientação do professor-tutor à distância Mirna.










Brasília
2012
Introdução


É importante ressaltar que estudar sobre a matéria de libras é um privilegio estamos a um passo a frente de outros profissionais da área pelo motivo de não só estudarlibras mais toda a história envolvendo libras a ATPS de libras nos deixou bem a par de querer mudar a realidade e transforma - lá em oportunidade de melhoria este trabalho contém passos deveras promissor para nós educadores do futuro.


















































Primeiro relatório

Esse tema tem gerado inúmeras reflexões e este trabalho visa discutir a surdez como umtodo. Analisaremos toda a divisão do meio social entre sociedade ouvinte e a comunidade surda. A cultura surda sofreu muito ao longo dos tempos mais que tem sido discutida e defendida tanto seus valores quanto seu estilo cognitivo e práticas sociais. Não deve ser entendida como algo novo, pois existe e necessita ser respeitada no seu âmbito educacional.
No setor educacional a uma dificuldade deconvívio que envolva todos os alunos que ali se encontram sem que aja qualquer forma de exclusão e aí é que nos traz um novo pensar baseado no sistema inclusivo. Com isso em mente vamos tentando evoluir com a questão da surdez envolvendo-os tanto culturalmente como socialmente não dispensando, portanto a questão da língua de sinais que é um tema muito abordado.
A inclusão dos alunos surdos nasescolas tem sido um grande desafio, é um procedimento de adaptação para os alunos e professores porque há uma grande diferença de ensino, a partir daí deve-se haver planejamento, atenção e respeito com relação a inclusão do surdo no ensino regular.
Infelizmente em grande parte das escolas, não há infra-estrutura e profissionais capacitado para receber estes alunos com deficiência auditiva. Háalguns que estão como que sozinhos nesta luta e dão suporte como podem. Ainda temos a questão do desânimo por parte de quem é surdo, pois eles percebem que temos uma comunicação completa e obtemos a informação completa no caso deles o que lhe é transmitido não é a informação completa então por enquanto que se discute sobre este assunto e se faz melhorias o surdo esta ficando um passo atrás com relaçãoa formação e informação.
Pelo fato de os surdos viverem em um mundo completamente visual-gestual, seu cognitivo se desenvolve de um modo totalmente visual, ao contrario dos ouvintes que utilizam a audição para se comunicarem, o que instiga reflexões sobre a constituição do sujeito. Por viverem em uma comunidade onde são minoria, as chances de ocorrer uma comunicação imprópria são grandes e,caso isso ocorra,haverá conseqüências para o crescimento intelectual,social e emocional dessa pessoa.A aquisição de uma linguagem no caso a de sinais è de extrema importância para o desenvolvimento de uma identidade pessoal surda.O ser humano é social por natureza e, por isso precisa identificar-se com uma comunidade social específica e com ela interagir de modo pleno,ou seja, precisa de uma...
tracking img