Atps filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo Unieducação - 22498

Serviço Social – Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Atividades Práticas Supervisionadas

Professora EAD: Elaine Cristina Vaz V. Gomes

Uberlândia – MG
18/04/2012

Introdução:
O presente trabalho nos possibilitou refletir sobre a sociedade na qual vivemos, estimulando-nos a sermos autores, cidadãos e responsáveis pelosmovimentos sociais.
Nos motiva a compreender os aspectos econômicos, culturais e políticos que são partes integrantes da vida social.
Através deste trabalho, percorremos muitas ações que nos possibilitou a percepção mais elaborada dos aspectos sociais, políticos e filosóficos, confrontando a teoria e pratica propondo a solução dos problemas e a compreendermos o mundo em que vivemos.
Pois aaprendizagem é adaptativa segue regras e estimula a convivência somente através do processo educacional é possível compreendermos as correntes filosóficas e históricas sociais.

ETAPA 01:

O ser humano não é algo pronto e acabado, percebemos o “ser“ como algo em construção e com características peculiares inerentes à sua essência. O presente trabalho nos possibilitou a compreender a dimensão humanae sua complexidade abrindo portas para a compreensão dos dois estilos e viver em sociedade.
Percebemos que o mundo se completa através da realidade, da fantasia, da imaginação. O ser humano é o responsável direto para que a nossa compreensão de mundo e de realidade se completem.
Viver em sociedade é fundamental para a existência do ser humano, pois ao nascer ele necessita de cuidadosespeciais, proteção e aprender a viver em grupos, ele aprende que a finalidade da vida social é respeitar as regras seguindo valores estabelecidos pelo próprio grupo. Nessa lógica a convivência humana estabelece regras , padrões e graças à inteligência humana e o raciocínio ele se adapta , interfere ou modifica de acordo aos interesses correspondentes ao grupo social que este participa.
Através doconhecimento e da inteligência os homens criam regras estabelecendo padrões e benefícios em prol de seu grupo criando leis que eles mesmos aprovam para coibir os excessos, punir os que transgridem as normas sociais impostas ao conviver em sociedade.
Ser cidadão implica em ter conhecimento das regras sociais e respeitá-las como forma de viver na sociedade distintamente.
A cidadania possibilita aosgrupos sociais uma qualidade de vida muito melhor para aqueles que cumprem as regras sociais impostas pela própria sociedade. Pois, aqueles que não as cumprem são cercados da liberdade e punidos pelas ações jurídicas criadas para julgar ou condenar quem não obedece às regras.
Geralmente o aparato de leis foi criado para justificar a vida social, os valores sociais com propósitos de criar laçosentre os seres humanos fortalecendo a ética, a moral e os costumes, quanto mais conhecimento o ser humano tem, maior é a sua adaptação social, o bem estar social e coletivo é a resposta de uma vida cidadã onde os seres humanos convivem respeitando as divergências culturais, sociais e políticas. Exemplo: a homofobia é tema permanente de discussão na sociedade, mas ainda hoje assistimos homossexuaisserem espancados, mortos, em nome de grupos adversos a esse estilo de vida, demonstrando intolerância, respeito aos valores e aos indivíduos. No meu ponto de vista todo ser humano é livre para viver conforme sua escolha cabe a nós ter consciência de que viver em sociedade é, sobretudo respeitar as diferenças e conviver com elas harmoniosamente.
A filosofia metafísica está ligada ao conceitofilosófico da Grécia Antiga dos filósofos : Aristóteles, Sócrates e Platão . Onde o real significa homem e mundo vistos como “entes” substância que se realizam uma essência .
São esses pensadores responsáveis pela filosofia no mundo moderno . Cada um tem um método de fazer o “ser” ver o mundo , os conflitos sociais dentro da lógica do indivíduo existir. Existir converge para a razão e a emoção...
tracking img