Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da Antropologia e das Ciências Sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por indivíduos ou suasconsequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim.
Para ele cada indivíduo exerce uma função específica na sociedade e sua má execução significaum desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que para ele apresenta características específicas: exterioridade e acoercitividade. O fato social é exterior na medida em que existe antes do próprio indivíduo e coercitivo na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.
TeoriaCrítica da Sociedade é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à Teoria Tradicional, de tipo cartesiano[->0], busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofosuma tensão com o presente. A Teoria Crítica da Sociedade tem um início definido a partir de um ensaio-manifesto, publicado por Max Horkheimer[->1] em 1937, intitulado "Teoria Tradicional e TeoriaCrítica". Foi utilizada, criticada e superada por diversos pensadores e cientistas sociais, em face de sua própria construção como teoria, que é autocrítica por definição.
|
Pontospositivos/contribuições
Visão estrutural, radicalidade crítica, procura enxergar além das aparências. Exercício do raciocínio dialético e da complexidade analítica, inspiradora de reflexões sobre nós e o mundo.Perspectiva macrossocial, que procura vislumbrar a complexidade do sistema, do qual os meios de comunicação em massa são uma parte. Quadro conceitual fornece elementos de crítica à sociedade de modo geral e àsrelações de dominação.
Pontos negativos
Pessimismo analítico, que conduzem (por vezes) à passividade.
A incapacidade de resolução viável dos problemas apresentados
...LE CORBUSIER e os princípios do FUNCIONALISMO
A primeira doutrina a marcar a arquitectura moderna ficou a dever-se a
Le Corbusier.
Suíço de nascimento, cedo se radicou em Paris iniciando aí a sua
actividade artística nas áreas da pintura e da gravura.
Trabalhou com Auguste Perret, e depois em Berlim , com Peter
Behrens.
Escreveu em 1918 a obra “ Aprés le Cubisme” onde defendeu a
estrutura rigorosa dos objectos e a clareza das composições num...
...UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE LETRAS
LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO
TUTORA: SUSY ANNE ALMEIDA CABRAL
ALUNO (A): VILANI HONORATO DO NASCIMENTO
Atividade de Portfólio
1. Segundo o funcionalismo holandês, um modelo de gramática funcional deve permitir uma visão mais adequada da forma como as línguas naturais se organizam. Por esse motivo, deve tal modelo apresentar três tipos de adequação. Cite e comente-os.
De acordo com Dik, os três tipos de adequação...
...Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos dasociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim.
Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está...
...Atiividade de Portfólio
1. Explique e exemplifique as três metafunções propostas por Halliday.
2. Como a oração é analisada segundo cada uma das metafunções propostas por Halliday?
Leia o texto abaixo e faça as questões que se seguem.
O Cavalo e o burro, ilustração de Frances Barlow, metade do século XVII.
O cavalo e o burro
Monteiro Lobato
O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro —...
...(1822-1911) 6
A herança mental (Galton) 6
Métodos estatísticos 6
Testes mentais. 6
Associação de Ideias (Galton) 7
Imagens Mentais. 7
A Psicologia animal e a Evolução do funcionalismo. 8
FUNCIONALISMO FUNDAÇÃO E EVOLUÇÃO. 8
Conclusões 9
Referencias Bibliográfica 10
Introdução
O funcionalismo tornou-se parte da principal corrente da Psicologia americana. A sua precoce e vigorosa oposição ao estruturalismo...
...A Psicologia Aplicada: a herança do funcionalismo.
A Psicologia surgiu através da preocupação dos gregos em saber sobre a origem e o significado da existência humana, na verdade assim surgiu a filosofia e só depois dos filósofos estudarem sobre isso sentiram a necessidade de saber sobre a diferença entre os homens e os animais, diferença essa que podemos entender como a razão, o porquê de somente o homem pensar sobre a sua existência, se preocupar com isso e usar do seu...
...O Funcionalismo, em arquitetura, é o princípio pelo qual o arquiteto que projeta um edifício deveria fazê-lo baseado na finalidade que terá esse edifício. Esta declaração é menos evidente do que parece em princípio e é motivo de confusão e controvérsia dentro da profissão, particularmente na visão da arquitetura moderna.
As origens do funcionalismo em edifícios podem-se remontar à tríade de Vitrúvio, onde a “utilitas” (traduzida também como “comodidade”,...
...Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.
3. Acredite sempre no amor. Nós não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você . Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
4. Seja...