Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC MINAS – Unidade Contagem CURSO: Engenharia Mecânica

PROFESSOR: José Aguinaldo Fonseca

TRABALHO DE ESTATÍSTICA
O trabalho deverá ser realizado usando o software Minitab (disponível nos laboratórios da PUC Minas) e em grupos de 3 ou 4 alunos e valerá 10 pontos (3 pontos para a estrutura do relatório e 7 pontos para a análise). A data de entrega será até o dia 20 de novembro de 2012. Osresultados devem ser entregues em forma de relatório impresso (capa, sumário, análise estatística e bibliografia). Na seção “Análise Estatística” o grupo deverá digitar cada enunciado e logo abaixo colocar a saída do Minitab ou, dependendo da questão, os cálculos.

1 – ANÁLISE DESCRITIVA Mancal para cabo
O desenho abaixo se refere ao mancal para cabo onde destaco somente com as dimensões A e L.A especificação da dimensão A é 4,5  0,3 milímetros, enquanto que 21,5  0,75 milímetros é a especificação da dimensão L. As medidas das dimensões A e L de uma amostra de mancais está o lado da figura.

A

L

As medidas das dimensões A e L de uma amostra de mancais para o seu grupo está no arquivo “DadosDeCadaGrupo.xls”.

a) Faça uma análise descritiva das duas dimensões selecionadas.Onde você observa maior variabilidade nas medidas? Dimensão A L Média Mediana DP Q1 Q3 Min Max At CV

DP = Desvio-padrão Q1 = 1º Quartil Q3 = 3º Quartil Min = menor valor Max = maior valor At = amplitude CV = coeficiente de variação >

b) Construa o gráfico de caixa e histograma para cada uma das dimensões. Faça uma breve descrição?

1

PUC MINAS – Unidade Contagem CURSO: Engenharia MecânicaPROFESSOR: José Aguinaldo Fonseca

2 – INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

2.1 – Verificar se os dados seguem distribuição normal.
a) Verifique se os dados coletados para as dimensões A e L seguem a distribuição normal usando o Gráfico de Probabilidade Normal para cada dimensão analisada. Qual é a sua conclusão?
>

2.2 – Intervalo de confiança e teste de hipótese
a) Construa e interprete umintervalo (bilateral) de 95% de confiança para as médias das dimensões A e L.
>

Na sua análise, coloque abaixo o intervalo de confiança de cada dimensão e a sua interpretação.

IC A   IC L  
A = média da dimensão A L = média da dimensão L

b) Para a dimensão L, verifique se há evidências amostrais suficientes de que a média do processo é igual a 21,5 mm (valor especificado). Use oteste de hipótese ao nível de 0,05 de significância. OBS: Mostre as hipóteses, estatística de teste e pvalor e sua conclusão.
>

(i)

(ii) (iii) (iv) (v)

Hipóteses formuladas: H 0 :  H 1 : Estatística de teste: pvalor: Conclusão:

c) Uma pesquisa de opinião foi realizada com uma amostra aleatória de n pessoas em uma pequena cidade. A cada pessoa foi feita a seguinte pergunta: "Você estásatisfeito com a administração do atual prefeito de sua cidade?". As respostas estão na tabela abaixo: Satisfeito? Sim Não Indeciso Total Nº de pessoas ?? ?? ?? n

Os dados do seu grupo estão no arquivo “DadosDeCadaGrupo.xls”.

2

PUC MINAS – Unidade Contagem CURSO: Engenharia Mecânica

PROFESSOR: José Aguinaldo Fonseca

(c1) Construa e interprete um intervalo bilateral de 95% deconfiança para estimar a “real” proporção de pessoas na população que estão satisfeitas com o prefeito.
>

Na sua análise, coloque abaixo o intervalo de confiança de cada dimensão e a sua interpretação.

ICp 
(c2) Usando um teste de hipótese, há evidências de que “real” proporção (p) de pessoas satisfeitas com o prefeito excede 55%? Considere um nível de significância de  = 0,05. OBS: Mostreas hipóteses, estatística de teste e pvalor e sua conclusão.
>

(i)

(ii) (iii) (iv) (v)

Hipóteses formuladas: H 0 :  H 1 : Estatística de teste: pvalor: Conclusão:

3 – GRÁFICO DE CONTROLE
Ler o capítulo 8 do livro “Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos” da Maria Cristina C. Werkema da editora QFCO e a unidade 09 (notas de aulas). a) Responda as...
tracking img