Surgimento da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da escrita, a alfabetização e a disseminação dos livros.
A palavra escrita tem como definição dicionário a arte de escrever, o que se escreve e o termo escrever se refere a: representarpor meio de letras, redigir. A forma mais antiga de escrita alfabética conhecida foi desenvolvida na Palestina e na Síria por volta de 1700 a.C. e este composto por 22 consoantes, os alfabetoshebraico, árabe e fenício foram baseados nesse modelo. Por volta de 900 a.C. o alfabeto fenício foi usado como modelo pelos gregos que acrescentaram vogais às consoantes. Este foi usado como modelo paraos etruscos, por volta de 800 a.C., este a partir deste alfabeto que surgiram as letras encontradas no antigo alfabeto romano e por conseqüência de todos os alfabetos ocidentais. Este ainda foi levadopara a Grã-Bretanha pelos legionários do Império Romano e depois pelos missionários romanos. Era o alfabeto clássico de 23 letras, sem o j, v e w, acrescentados mais tarde.
O processo deaparecimento da escrita não foi tão simples como um pequeno resumo de datas como foram descritas anteriormente, esse processo perdurou por milhares de anos desde as formas ruminantes de traços que foram setornando letras até a formação de palavras, tudo isso recheado de intromissões e processos de culturação e aculturação nas sociedades da época, os que prevaleceram se explicam por diversas causas como:força, poderio, dominação, imposição, desenvolvimento, especialização necessidade e etc. O alfabeto é considerado por muitos a maior invenção do mundo, no início passou desde representação deobjetos, ações, idéias, atividades e chegando até os signos que representam grupos de letras.
Este trajeto teve como início a evolução da escrita pictográfica em que eram representadas por desenhos defiguras, imagens ou marcas até que esse modo perdeu-se o valor sendo também agora utilizada a representação ideográfica, em que uma atividade, objeto ou idéia era representado por um único signo, e...
tracking img