Atps estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS

ESTATÍSTICA

[pic]

Engenharia de Produção Mecânica

2° Semestre - Turma: A

Aula tema 1: Conceitos Gerais de Estatística

Passo 1:

Passo 2:

ESTATÍSTICA

Histórico

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administraçãopública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu como estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Conceitos

Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandesconjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dosprogramas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

Tipos de Dados

Os dados podem ser classificados em dois grandes grupos: os dados qualitativos oucategóricos e os dados quantitativos ou numéricos. Os dados qualitativos, como diz o nome, referem-se a qualidades do objeto estudado (por exemplo, frequente ou raro). Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos. Os dados quantitativos discretos são contagens ou números inteiros e os dados quantitativos contínuos representam valores numa escala contínua (por exemplo, altura, peso, volume,etc).
Resumo Numérico: Para resumir numericamente dados qualitativos (por exemplo, se as letras forem classificadas em "mais freqüentes", de "frequência média" e "raras"), pode-se usar a moda. A moda é dada pela categoria que possui o maior percentual de dados. No Português, a categoria da letra A é a moda porque é a letra mais freqüente neste idioma (A = 14.63%, E = 12.57% e O = 10.73%). Ográfico de barras e o gráfico de setores (também conhecido como pizza) são os mais utilizados para representar o resumo numérico de dados qualitativos.
Para resumir numericamente dados quantitativos é preciso escolher medidas de locação ("qual é o tamanho dos números envolvidos?") e de dispersão ("quanta variação existe?") adequadas.
Variação Amostral: Quando se coleta dados, estes devemser classificados em categorias e contados. Se a população (coleção de unidades individuais) pesquisada for muito grande, podemos retirar uma amostra de dados, analisá-la e, eventualmente, tirar conclusões acerca da população usando a informação da amostra (este processo é chamado de inferência estatística).

Meio Profissional

O grupo atua na área Industrial, Embraer eVolkswagen, a estatística pode ser utilizada no planejamento industrial, desde os estudos de implantação de fabrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos teste de produtos; no controle de qualidade e da quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas analises de investimentos...
tracking img