Processo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE TRABALHO E OS IMPACTOS EMOCIONAIS CAUSADOS A UM CANDIDATO

PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE TRABALHO E OS IMPACTOS EMOCIONAIS CAUSADOS A UM CANDIDATO.


RESUMO

Neste trabalho se pretende mostrar a importância da seleção de pessoal e os principaisimpactos emocionais causados a um candidato perante uma entrevista para uma vaga de emprego, sendo fundamentado em levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo. Para melhor entendimento o trabalho foi dividido em três partes: a importância do processo de seleção nas organizações e suas etapas, as técnicas de entrevista utilizadas nas empresas e os principais impactos emocionais causados a umcandidato antes e durante uma entrevista de emprego, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa e realizada com candidatos que estavam a participar de seleção para diversos cargos em várias empresas na cidade de Juazeiro do Norte-CE.
Como principal referencial bibliográfico, usou-se os autores Chiavenato e Almeida, com abordagens técnicas sobre o tema de recrutamento e seleção e comportamento decandidatos diante o processo seletivo, na busca de sucessos profissionais.

Palavra-Chave: Recrutamento e Seleção; Impacto emocional; Análise de Comportamento.

ABSTRACT

This work is intended to show the importance of the selection of personnel and key emotional impacts caused by a candidate before an interview for a wave of employment and is based on surveys and research library of field.To better understand the work was divided into three parts: the importance of the selection process in organizations and its stages, the techniques used to interview in companies and major emotional impacts caused by a candidate before and during a job interview, along with the results obtained in the search and performed with candidates who were to participate in selection for various positionsin several businesses in the city of Juazeiro do Norte-EC. As the main reference book, the authors used to Chiavenato and Almeida, with technical approaches on the issue of recruitment and selection and performance of candidates before the selection process in search of professional success.

Keyword: Recruitment and selection; emotional impact; Analysis of Behavior.

1. INTRODUÇÃOO mercado de trabalho está sendo mais rigoroso quando se trata de contratação de novos funcionários. Os requisitos estão mais exigentes principalmente quando se trata da experiência e da formação profissional do candidato. Com isso as empresas estão adotando a seleção de pessoal como uma ferramenta ou estratégia para contratar pessoas talentosas e qualificadas com intuito de desenvolverlideranças e que possam assumir tarefas importantes.

O mercado de trabalho, a exemplo de outros países, passou por mudanças significativas, muitas delas relacionadas às políticas econômicas e sociais empreendidas pelo governo. O fim do emprego em massa, com a eliminação de postos de trabalho, encolhimento do mercado formal e a expansão do mercado informal, a precarização do trabalho eo desemprego estrutural são algumas das características marcantes do mercado atual. ALMEIDA (2004, p.15)

A visão das empresas em aumentar os seus quadros de funcionários está mais ampla, exigindo um funcionário mais criativo, com capacidade e com perfil de líder.
É muito difícil hoje em dia, a contratação em uma empresa sem que existam alguns instrumentos para seleção,tais como: teste psicológico, dinâmica de grupo e/ou pelo menos uma entrevista para avaliação de pessoal de conhecimentos básicos e gerais.
De todas essas etapas a entrevista é uma das mais importantes no processo. Somente com ela pode-se identificar talentos que possam vir participar do quadro de funcionários de uma empresa. Geralmente é o Departamento de Recursos Humanos que...
tracking img