Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os administradores travam uma batalha acirrada todos os dias na busca da sobrevivência e continuidade de suas empresas. Para tanto, é necessário, dentre outras coisas, promover e assegurar a saúde financeira da organização.
Para que isso ocorra, suas empresas devem ser capazes de, no curto prazo, produzirem resultados financeiros que garantam sua sobrevivência e compensem amanutenção da própria empresa e que sejam recompensadores a ponto de atrair o interesse e o capital de investidores; e no longo prazo, de garantirem a capacidade de renovação e adaptação do negócio às novas situações e exigências do mercado.
A utilização de novos conceitos e paradigmas que balizem o processo de gestão da empresa, voltada para a criação e maximização de seu valor, efetivado a partir deiniciativas, decisões e ações, ocorre pela identificação de gestão de elementos e fatores internos e externos à empresa que venham a suportar e contribuir para esta geração de valores.
Além da estrutura física, o que cria valores para as organizações são, cada vez mais, as decisões mais acertadas e coerentes; a estruturação mais adequada e a eficiência dos processos produtivos e dos procedimentosadministrativos; a eficácia de seus sistemas gerenciais; a capacidade e a competência de seus funcionários; a soluções inovadoras; as informações mais precisas, confiáveis, rápidas, a credibilidade e a confiança nos produtos e serviços oferecidos; o conhecimento sistematizado e disponível aos funcionários, etc.
Estes fatores e elementos que contribuem para a criação de valor dentro da organizaçãoestão, em grande parte e cada vez mais, relacionados a elementos e fatores intangíveis, que podem ser agrupados sob a conceituação de capital intelectual da empresa.

O Ouro Oculto
Os Ativos Intangíveis – talentos dos funcionários, eficácia dos sistemas gerenciais, caráter dos relacionamentos com os clientes – juntos, constituem o Capital Intelectual de uma empresa.
Alguém que investe e um umaempresa está comprando um conjunto de talentos, capacidades, habilidade e idéias, ou seja, capital intelectual e não físico. Para as pessoas que alocam dinheiro às empresas (os investidores), para a s pessoas que alocam dinheiro dentro das empresas (os gerentes) e para as pessoas que alocam suas vidas a elas (ou seja, os funcionários), o capital intelectual tornou-se tão vital que não é justodizer que uma organização que não está gerenciando o conhecimento não está prestando atenção ao negócio.
Há apenas um problema: identificar e gerenciar os ativos baseados no conhecimento é como tentar pescar com as mãos. Torna-se extremamente difícil capturar o objeto do esforço. A gestão do capital intelectual é como um oceano recém-descoberto, que ainda não consta do mapa, e poucos executivosentendem suas dimensões ou sabem como navegá-lo. Podem saber um pouco sobre ativos intelectuais codificados, como patentes e direitos autorais, Ter uma noção do valor dos outros, como o patrimônio da marca, intuir que o treinamento e a experiência obtidos na curva de aprendizado fazem parte de sua base de ativos. Mas o talento também é capital intelectual. O valor de um laboratório, por exemplo, incluia capacidade de seus cientistas de fazer novas descobertas no futuro. O chefe da contabilidade pode lhe informar o tamanho da folha de pagamento, mas não pode lhe informar o custo de substituição das habilidades dos funcionários, se estão sofrendo valorização ou depreciação.

E o que não se Conta Conta Muito
Um dos motivos pelos quais as pessoas não dão muita atenção ao capital intelectual é ofato de não poderem ver os ganhos gerados pelo cérebro – o retorno de seu investimento.
Para se ter uma idéia desta importância, citaremos um exemplo real sobre a importância e representatividade na observância do capital intelectual de uma empresa:
Em 1976, Andrew Lloyd Webber, compositor/autor dos musicais Cats, Evita, O Fantasma da Ópera e Sunset Boulevard, formou a The Really Useful...
tracking img