Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Inteligência Competitiva e o gerenciamento das informações passaram a ser discutidas desde as décadas de 70 e 80. Essa preocupação partiu da necessidade, das organizações, em se adaptar ao mercado globalizado e diferenciar-se dos concorrentes. O papel da organização é criar processos e estruturas para desenvolver vantagens práticas em seu interior. Precisam ser capazes de adotarposturas distintas para alcançar o conhecimento requerido por seus clientes, são capazes de gerar vantagem competitiva e ampliar a Inteligência Organizacional de cada instituição. Nesse contexto, precisamos conhecer a importância do Capital Intelectual ligada a estrutura, cultura, talentos, administração e valores estratégicos que potencializam e dão sustentabilidade aos resultados organizacionais.Capital Intelectual (CI): com seus ativos tangíveis Organizacionais (sistemas, instrumento de trabalho); Inovação (novos produtos, patentes) e Processos (técnicas de melhoria contínua).
Gestão do Conhecimento (GC): ativos intangíveis - Informação X Conhecimento que contêm ferramentas para desenvolvimento de competências essenciais. Ex: banco de dados, cursos etc.

Vivemos na era da informaçãoe do conhecimento, isso é fato e não há como mudar. No sistema capitalista perder tempo é deixar de ganhar dinheiro. Criar condições favoráveis à produção e direcionar-se em favor do tempo gera viabilidade econômica em todo o segmento da empresa.

Os grandes blocos econômicos, assim como as organizações, ditam e fazem a fluência do mercado e são visionárias. No entanto, para que toda essaengrenagem funcione, as pessoas com suas respectivas habilidades, competências, comportamento e consumo exercem papel extremamente importante.

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

A origem do Capital Intelectual surgiu com a Sociedade do Conhecimento, caracterizadas por uma série de mudanças e transformações. 

Peter Drucker (1996), em seus trabalhos científicos analisou o poder da informação comooriginária de ações de sucesso, essenciais a criação e permanência das organizações no mercado. Quanto mais cedo obtivermos informações antecipadas, maiores serão as chances de criar, planejar, controlar, solucionar ou oportunizar o momento. 

Stewart (1998), afirma que o Capital Intelectual constitui a matéria intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode serutilizada para gerar riqueza. 

O capital intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.

Um exemplo perfeito é uma empresa que investe em pesquisas e cria metodologias que difere suaprodução e promove rendimento econômico e ambiental, mais valor e conceito a organização adquirirá. Outro exemplo: um gerente da área de recursos humanos, quanto mais treinado e qualificado; Um processo industrial mais rápido, etc. 

Crawford (1994) norteia que numa economia do conhecimento, os recursos humanos e não o capital físico e financeiro constitui as vantagens competitivas das organizações, ea gerência deve maximizar a preparação de trabalhadores altamente especializados. 

Chiavenato (2004) Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – sejam sobre produtos, serviços, clientes,processos, técnicas, etc.

Em pesquisas e análises de alguns estudiosos refletiam a máxima que o conhecimento era algo intangível, mas como poderia ser medido? É a realidade que podemos notar no crescimento das ações de algumas empresas que utilizam de modelos para calcular seu patrimônio tangível e intangível.
Segundo Brooking (1996 apud ANTUNES, 2000, p. 73), capital intelectual pode ser...
tracking img