Membro superior anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
meMembro Superior – Músculos

1. Músculos do Ombro ou Escapulares

Deltóide: origina-se da espinha da escápula, acrômio e terço acromial da clavícula e se insere na tuberosidade deltóidea doúmero. Agindo em conjunto realiza a abdução do braço. As fibras anteriores fazem flexão e rotação interna do braço; as médias abduzem e as posteriores fazem extensão e rotação externa.

Supraespinhal:origina-se da fossa supraespinhal da escápula e se insere no tubérculo maior do úmero. Auxilia o deltóide na abdução do braço.

Infraespinhal: origina-se da fossa supraespinhal da escápula e seinsere no tubérculo maior do úmero. Faz a rotação externa do braço.

Redondo Menor: origina-se da borda lateral da escápula, nos 2/3 superiores e se insere na tuberosidade maior do úmero. Promoverotação externa do braço.

Redondo Maior: origina-se do 1/3 inferior da borda lateral e ângulo inferior da escápula e se insere na crista do tubérculo menor do úmero. Aduz e roda o braço internamente.Subescapular: origina-se da fossa subescapular da escápula e se insere no tubérculo menor do úmero. Aduz e roda internamente o braço.

OBS: o supraespinhal, infraespinhal, redondo menor esubescapular formam um grupo muscular, denominado manguito rotador.

2. Músculos do Braço

Coracobraquial: origina-se do processo coracóide da escápula e se insere no terço médio do úmero, medialmente.Promove adução e flexão do braço.

Bíceps Braquial: a porção curta origina-se do processo coracóide da escápula; a porção longa origina-se do tubérculo supraglenoidal da escápula. Ambas as porções seinserem na tuberosidade do rádio. Flete e supina o antebraço. A porção longa traciona a cabeça umeral sobre a cavidade glenóide.

Braquial: origina-se dos 2/3 distais da face anterior do úmero e seinsere no processo coronóide e tuberosidade da ulna. Flete o antebraço.
Tríceps Braquial: a porção longa origina-se do tubérculo infraglenoidal da escápula; a porção lateral da face posterior do...
tracking img