Atps eletrecidade e eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA Nº 1

DEFINIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA

Corrente elétrica é a movimentação ordenada dos elétrons “livres”, num determinado intervalo de tempo, em um condutor que, ligado a uma fonte geradora, apresenta uma diferença de potencial em suas extremidades. Em outras palavras, corrente elétrica é a quantidade de carga elétrica que atravessa a secção transversal (área) de um condutor numdeterminado espaço de tempo.
A eletricidade já era empregada muito tempo antes que se compreendesse cientificamente o fluxo dos elétrons. Nessa época, estabeleceu-se por convenção que a corrente elétrica circula do polo positivo para o polo negativo. É o chamado sentido convencional da corrente elétrica.
Com os avanços da ciência, verificou-se que nos condutores sólidos (fios-metálicos, porexemplo) a corrente elétrica se movimenta do polo negativo para o polo positivo, é o chamado sentido eletrônico da corrente.

Corrente Contínua
Na corrente contínua, as cargas elétricas se deslocam sempre na mesma direção ao longo do condutor. A sua polaridade, portanto, não se altera. Alguns exemplos de corrente continua são as pilhas usadas em lanternas e rádios, as bateias dos automóveis e,ainda dínamo encontrado em alguns modelos de veículos mais antigos.
Corrente Alternada
A corrente alternada muda constantemente o sentido de sua polaridade, ora deslocando-se em uma direção do campo elétrico, ora na direção contraria. Em quase todas as cidades do mundo, a corrente elétrica distribuídas pelas companhias de eletricidades é alternada.
A mudança de polaridade das correntes alternadasocorre em intervalos regulares que correspondem a um numero de 50 a 60 ciclos por segundo. As letras Hz são empregadas para abreviar a unidade de medida hertz, que expressa o numero de ciclos por segundo. Assim, 1Hz é igual a 1 ciclo por segundo.
Medida da Intensidade da Corrente
A intensidade da corrente elétrica (I), também conhecida por amperagem, é a quantidade de carga elétrica que passaem um ponto qualquer do condutor, em determinado intervalo de tempo. Quanto mais carga elétrica passar pelo condutor, maior a intensidade da corrente.
Unidade de Medida
O Ampere, representado pela A, é a unidade de medida empregada para designar o valor da intensidade da corrente. A denominação ampere foi dada em homenagem ao físico francês André M. Ampere, que viveu no século passado edesenvolveu importantes estudos na área de Eletricidade.
A intensidade da Corrente também pode ser expressa em função da carga em Coulomb por unidade de tempo.
O Coulomb é indicado pela letra C, sendo que 1ª corresponde a 1C por segundo: 1ª =IC.
S
Instrumentos de Medição
A intensidade da corrente elétrica é medida por instrumentos denominados Amperímetros. Atualmente, temos amperímetros digitais eanalógicos. Os analógicos apresenta uma escala graduada em ampere, e, em geral, são identificados pela letra (A), que aparece em seu mostrador. Existem ainda amperímetros destinados as medir correntes de menor valor e que apresentam escalas graduadas em miliampere (Miliampere e galvanômetro) e em microampère (micro amperímetro).
O alicate-amperímetro é um instrumento também utilizado para medira corrente elétrica. O alicate-amperímetro não necessita ser ligado em serie, bastando coloca-lo de forma a “abraçar” um dos fios condutores. Alguns instrumentos de medição medem as grandezas elétricas apenas em correntes continuas outros, em correntes alternadas e outros ainda em corrente continua e corrente alternada.

DEFINIÇÕES DE DIFERENÇA DE POTENCIAL

Potencial elétrico (P) é aquantidade de trabalho elétrico realizado por um aparelho consumidor em determinado espaço de tempo e a partir de certa quantidade de energia elétrica.
Quando um circuito elétrico é acionado por uma fonte de energia, verifica-se a formação de uma corrente elétrica. Ao passarem de um polo para outro, as cargas elétricas sofrem uma perda de energia elétrica.
Essa energia perdida, dissipada ou...
tracking img