Medicina legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 145 (36232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRAUMATOLOGIA FORENSE
Estudar os Art.149 a 184 do CPP – não deixe de ler que são fundamentais.
Art.145 remete aos artigos – Art.421 a 443 do CPC.
No CP Art.129.
O que é a pele? É o maior órgão do corpo humano – a maioria das lesões aparece na pele – é o órgão mais externo do corpo humano – é uma berreira de lesõess – a pele tem duas camadas principais – a camada de cima chamada de epiderme –que é aspera, não tem vazo sanguineos é morta para reagir contra o meio ambiente – a derme é toda viva, tem vazos sanguineos – a epiderme no final é viva, onde começa a derme.
Os agentes vulnerantes físicos pode ser mecânico – que pode ser prego, físico, material – a principal caracteristicas dele é que se tiver parado e o alvo parado nada acontece – para um desses causar lesão tem que haverdeslocamente – pode ser só de um lado ou dos dois – a pegadinha da prova é a seguinte – pode um agente físico mecânico vulnerante parado causar lesão? Pode! Basta que o alvo esteja em movimento – o fato é que se não houver movimento do alvo ou do agente físico mecânico vulnerante não haverá lesão.
Classificamos as lesões em ativa, passivo ou misto – ativa o agente vulnerante esta em movimento –passivo o alvo esta em movimento – mista ambos estão em movimento.
Quais são os agentes físicos vulnerante não mecânicos? São aqueles que para causar lesão não precisa de movimento. – eletricidade, calor, luz, som, pressão e radiação e etc. – agora além dos agentes físicos vulnerante não mecânicos voce tem os agentes químicos ácidos ou alcalinos, biológicos vírus ou bactéria ou protozoários e mistosfísicoquímicos ou bioquímicos ou biofísicos ou biodinâmicos.
Prestação atenção nos agentes vulnerante biológicos!
Energias vulnerantes ou agentes vulnerantes físicos mecânicos:
Agente contudente não é aquele que contunde – só contude!
Agente perfurante não é aquele que perfura – só perfura!
Agente cortante não é aquele que corta – só corta!
Misto – perfurocortante; perfurocontudente,cortocontudente - Uma faca é um instrumento perfurocortante de um gume – já uma lâmina é cortante porque só corta.
Energias vulnerantes ou agentes vulnerantes físicos não mecânicos:
Térmicos, elétricos, sonoros, luminosos, baramétricos e radiantes.
Forma da lesão de acordo com a ação do agente vulnerante? – lesão em ponto são produzidas pelo instrumento perfurante – se pegar um agente que corta voufazer uma lesão em linha, então a ação foi cortante, não estou dizendo que o instumento não é cortante – a lesão plana típica da ação contudente.
Mecanismo de ação dos agentes vulnerantes:
Pressão, sucção, compressão, tração, torsão, flexão, cisalhamento (movimento da tesoura – é ação de duas forças opostas se aplica no mesmo ponto) e deslizamento.
OBS: tesoura aberta é um instrumentoperfurocortante de um gume – sendo ela fechada é um instrumento perfurante. – mecanismo de ação é o cisalhamento.
Olha o corte da pele – isso tudo que esta vendo é a epiderme que é a parte externa e a parte interna é a derme (muita gordura, células vivas, muitos vazos) – as celulas superficiais da epiderme mortas, mas na profundidade da mesma é vivas – as saliência para baixo são as papilas da derme que fazum entrelaçamento entre a derme e epiderme – a derme é dividida em duas - a derme papilar que é que esta mais em cima e a reticular que esta mais abaixo – quando causa lesão papilar sangra pouco se feito na derme reticular sangra muito – suas maos tem um desenho na ponta do dedo é feito na sua pele – quem fez esse desenho é a crista dermica – o desenho esta na epiderme.
O que seria uma lesão emarco de violino – uma lesão feita por deslisamento por um agente cortante passando sobre a pele caracteriza essa lesão.
Qual é a lesão produzida pela ação contudente? A rubefação! O que se tem é uma vermelhidão da pele – não há extravazamento de sangue – só pode ocorrer em vivos – levou uma pressão – uma ação contudente – dilata os vazos, fica quente – some rápido – mas quando fica vermelha por...
tracking img