Atps economia - oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 4 – Comportamento da oferta e demanda
1° Exemplo:
Nesse período de fim de ano há aumento de demanda por produtos sazonais. Há um aumento de 20% nas vendas das aves especiais e de 10% nas de pescados (bacalhau, cação e merluza) e panetones e muitos desses produtos são esperados o ano todo. Outros, como a lentilha, ganham significação especial no período.

2° Exemplo:
Outro exemplode grande importância foi o aumento da procura por álcool em gel, para se manter a higiene devido ao surto do vírus H1N1 (2009), o comércio como farmácias e supermercados não conseguiram atender a demanda que era de 20 unidades mensais e passou para 350 unidades em um só dia, chegando a procura de 2 mil pessoas por dia pelo produto.

A demanda concentra-se na quantidade de um determinado bemou serviço que os consumidores buscam em um certo período de tempo. Leva-se em conta a renda do consumidor, a concorrência e até a preferência dos consumidores, e dessa forma se a renda dos consumidores aumenta a demanda de produtos também.
A oferta é a quantidade que os produtores iram oferecer ao mercado em um determinado período de tempo. Como a demanda, a oferta depende do custo deprodução, do preço oferecido e das metas e objetivos dos empresários.
Outros fatores envolvidos são a localização do consumidor, condições a créditos, congelamentos ou tabelamentos de preços e salários.
Uma das estratégias usada pelas empresas no caso do álcool em gel foi aumentar o preço que no inicio era de 5 reais e chegou até a 50 reais o litro, devido à grande procura, pois o álcool em gel érecomendado para higienização das mãos, para prevenir a contaminação pelo vírus. Com isso as pessoas passaram a levar os frascos consigo para uso em lugares como ônibus, metrô, supermercados.
Algumas táticas podem ser usadas pelas empresas com relação as festas do final de ano como: manter uma gôndola de produtos sazonais na entrada das lojas desde o início de outubro, com espaço ocupado por enfeites epela primeira remessa de panetones. Em seguida, dar destaque a bebidas, brinquedos . E já próximo aos dias das festas, é a vez das mercadorias frescas e das que tiveram maior procura desde outubro. Os corredores misturam produtos geradores de tráfego, como panetones e aves, e produtos geradores de lucro: frutas secas, azeites e vinhos. Problemas com estoque e erros na exposição geram perda devendas.
Alguns caminhos podem ser seguidos pelas empresas tais como: responder melhor e mais rápido as mudanças do mercado, dirigido por consumidores exigentes; aprimorar conceitos estratégicos ; qualidade na operação; ter flexibilidade e agilidade para disputar o mercado de grandes variedades de produtos, com curto ciclo de vida e de demanda imprevisível.

| |

Etapa 5 – Noções deMacroeconomia
Política Fiscal – a repreensão do mercado informal como os camelos, que comercializam produtos falsificados, como CDs, roupas, calçados, bonés sendo produtos livre de impostos e direitos autorais. Causam impactos no mercado formal, como no caso do protesto dos comerciantes da região da 25 de março em São Paulo, pois a cada fiscalização eles tem seus estabelecimentos prejudicados nos diasdestas ações, porque fecham algumas ruas que dão acesso as lojas, e geralmente há confronto com os comerciantes ilegais, com sprays de pimenta e bombas de efeito moral, impedindo a abertura das lojas e conseqüentemente a perda das vendas.
Politica Monetária – O governo atua sobre a quantidade de moeda e títulos, se o objetivo é o controle da inflação a medida é diminuir o estoque monetário, mas sefor para o crescimento economico aumenta-se o estoque monetário. Podendo haver redução na linha de credito para as empresas.
Politica cambial – O governo age sobre a taxa de cambio por meio do banco central ou permite que ela seja flexível e determinada pelo mercado. Com relação a essa taxa as empresas podem ter dificuldade na importação e exportação devido a variação do dólar. A taxa de...
tracking img