Os impactos da internet na vida do adolescente a partir de aspectos psicologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA – FCV

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

[pic]

ANA PAULA CARVALHO DE OLIVEIRA

SETE LAGOAS

DEZEMBRO DE 2011

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA – FCV

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

“OS IMPACTOS DA INTERNET NA VIDA DO ADOLESCENTE A PARTIR DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS”.

Trabalho Interdisciplinar do Quarto Período dePsicologia relacionando às disciplinas de Psicologia da Personalidade I, Psicologia da Análise do Comportamento Humano e Animal e Psicologia da Aprendizagem. Orientado pela professora Kátia Marques e Coordenado pela professora Ângela Campelo.

SETE LAGOAS

OUTUBRO DE 2011

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS 2
1.1 OBJETIVOS GERAIS 2
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2
2. JUSTIFICATIVA 2
3. DISCUSSÃO DO TEMA 24. PROCEDIMENTOS 2
5. CRONOGRAMA 2
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 2
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2

1. OBJETIVOS

1.1 OBJETIVOS GERAIS

O presente trabalho tem como objetivo geral explicitar a compreensão das teorias psicológicas sobre o impacto da internet na constituição da dimensão psicológica do adolescente, analisando a partir das três principais áreas de reforço e estímulo à utilizaçãoda internet, dentre outros.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

o Apresentar um estudo bibliográfico acerca da análise comportamental sobre o impacto da internet no comportamento do adolescente.
o Apresentar um estudo bibliográfico sobre o impacto da internet na constituição da identidade do adolescente.
o Apresentar um estudo bibliográfico acerca do impacto da internet naconstituição dos processos de aprendizagem do adolescente.

2. JUSTIFICATIVA

Segundo Terêncio e Soares (2003), atualmente assistimos diariamente ao avanço exponencial das tecnologias de comunicação e informação, entre as quais a ‘rede global’ assume posição de destaque.
De acordo com indicadores do “Nua Internet Surveys” (www.nua.ie/surveys/) datados em setembro de 2002, o Brasil era, à época, o 11ºpaís do mundo em número de “internautas”, com 13,98 milhões de usuários (7,77% da população total do país). O Brasil era também o terceiro do setor no continente e líder na América Latina.
Conforme o Comitê Gestor da Internet no Brasil (www.cg.org.br), em janeiro de 2003 o país tinha aproximadamente 2,2 milhões de hosts (os computadores que oferecem informações à internet), ficando em nono noranking mundial e em terceiro no ranking das Américas.
Hoje, após quase uma década estes números estão mais significativos. Para as crianças e jovens a tecnologia digital é tão simples quanto um videocassete ou uma torradeira elétrica. (...) E é através do uso da mídia digital que a Geração Net [a geração atual] desenvolverá e imporá sua cultura à sociedade (apud Tapscott, 1999).
Diante destaperspectiva, portanto, é de suma relevância investigar as tantas mudanças sociais, culturais e conseqüentemente psicológicas que esta nova tecnologia traz ao individuo no período da adolescência, nos dias de hoje. É fundamental promover uma discussão acerca de quais são seus efeitos, especificamente nos processos cognitivos, na identidade deste adolescente, e não deixando de abordar as mudançascomportamentais a partir de uma visão das teorias psicológicas.

3. DISCUSSÃO DO TEMA

A presença dos elementos tecnológicos na sociedade, especialmente a Internet, tem ocupado um lugar bastante significativo na vida dos adolescentes. Encontra-se presente no meio escolar, no convívio social e familiar, e a mesma vem transformando o modo desses indivíduos se comportarem, se relacionarem e construíremconhecimentos (ALVES, Lynn Rosalina Gama).
Para Lepre, o período da adolescência é marcado por diversos fatores, porém o mais importante é a tomada de consciência de um novo espaço no mundo, a
entrada em uma nova realidade que produz confusão de conceitos e perda de
certas referências.
Alguns autores, como G. Stanley Hall (2001), sublinham as transformações corporais, a chamada puberdade,...
tracking img