Atps direito constitucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que se entende por constituição no que tange ao sentido sociologico e politico?
Constituição em sentido sociológico é aquela concebida como fato social, e não propriamente como norma. O textopositivo da Constituição seria o resultado da realidade social do País, das forças que imperam na sociedade, em determinado momento histórico.  a Constituição do País “é a soma dos fatores reais depoder que regem esse País, em um determinado momento histórico.
Para Lassalle, convivem no Estado duas Constituições: uma real, efetiva, que corresponde à soma dos fatores reais de poder, e outra, escrita,por ele chamada “folha de papel”, que só teria validade se correspondesse à Constituição real, pois num eventual conflito, a Constituição escrita (folha de papel) sucumbiria perante a Constituiçãoreal, em virtude da força dos fatores reais de poder).
Constituição em sentido político é aquela considerada “uma decisão política fundamental”, a validade de uma Constituição não se apóia na justiça desuas normas, mas na decisão política que lhe dá existência. Para chegar a esse conceito de Constituição,Carl Schmitt estudou e classificou os conceitos de constituição em quatro grupos: sentidoabsoluto, relativo, positivo e ideal.
O que se entende por poder constituinte? como ele pode ser dividio? Explique cada um deles?
Poder Constituinte é aquele poder que autoriza a criação ou alteração deuma constituição de um estado soberano por uma assembleia representativa e que vai reger ou que rege (no caso de alteração) um Estado Soberano. A fundamentação teorica do Poder Constituinte diz queele pode ser Popular (que emana do povo, mais utilizada hoje em dia) ou que pode ser Nacional (que emana do espirito da nação e de suas vontades, foi muito utilizada na modernidade). Ela pode ser de 3especies: Originaria (quando tem por objetivo a criação de uma Constituição completamente nova), Derivada (quando visa a alteração parcial da Constituição) e Derrogada (quando visa a criação de uma...
tracking img