Egito antigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1708 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Antigo Egito (AO 1945: Egipto) foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de um complexo de civilizações, as Civilizações do Vale do Nilo, dos quais as regiões ao sul do Egito (hoje no Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália) são uma parte. Tinha como fronteira a norte oMar Mediterrâneo, a oeste o deserto da Líbia, a leste o deserto da Arábia e a sul a primeira catarata do rio Nilo.
A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3150 a.C.com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó, e se desenvolveu ao longo dos três milênios.Sua história ocorreu três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade económica eflorescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual o Egipto dominou, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde Curgos (na Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo) até ao rio Eufrates, após o queentrou em um período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras, neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C. quando o Egito caiu sob o Império Romano e se tornou uma província romana, após a derrota da rainha
conteudo
Esta civilização teve início por volta de 4.000 a.C., e desenvolveu-se no nordeste da África. Quando falamosem África, já vem a mente um lugar quente e muito quente, mesmo assim a região onde a civilização egípcia se instalou apresentava fatores naturais para a sobrevivência do homem. Como:
Rio Nilo- que fornecia água necessária para à vida e a agricultura.
Solos férteis- com as freqüentes cheias do rio Nilo, era depositado no solo uma rica e prática camada de húmus nas margens do rio que fertilizavao solo.
Com tudo isso não era de se esperar que o Egito tenha sido uma das civilizações que se destacou como sendo uma das mais grandiosas e que durou por mais tempo.
Teve muitas obras hidráulicas como: canais e diques. Que foram fundamentais para agricultura.
Com tantas coisas a seu favor o Egito foi chamado pelo historiador Heródoto de: “a dádiva do rio Nilo”.
Logo , esse quadro ajudou nosurgimento das primeiras aldeias , chamadas denomos,povo autônomo que vivia da agricultura rudimentar, chefiado pelos nomarcas.
POLÍTICA
Com o crescimento da população e do aprimoramento da agricultura, foi possível o surgimento de cidades. Nelas , começa a ter o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, e para unir forças para as construções hidráulicas foi necessário a reunião de vários nomos,dando origem a dois reinados: Alto Egito, ao sul do Nilo; e o Baixo Egito, ao norte.
Mas em 3200 a.C., Menés, rei do Alto Egito impôs a unificação dos dois reinados e tornou-se o primeiro faraó comandando 42 nomos. Com isso os nomos se tornaram representantes do poder central nos nomos, em nossos dias poderiam ser considerados como prefeitos ou governadores.
A vida política dessa civilização édividida em:
período pré-dinástico: abrange o início das primeiras comunidades até a primeira dinastia dos faraós.
período dinástico: são as fases principais da política egípcia,o Antigo Império,Médio Império e Alto império. Foi nesse período que ocorreu a construção das pirâmides, o crescimento territorial e econômico além de sua expansão militar.
Vamos detalhar esse período dinástico.
PERÍODODINÁSTICO(3200-1085a.C.)
ANTIGO IMPÉRIO(3200 a.C.-2300 a.C.)
Depois da união estabelecida por Menés, a capital do Egito passou a ser a cidade de Tinis, e depois foi mudada para Mênfis, hoje Cairo.
Os faraós tinham poderes políticos, militares, religiosos e administrativos. A maior parte da população trabalhava na agricultura, mas também era convocada para os trabalhos nas obras arquitetônicas e...
tracking img