Antigo egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antigo Egito 

Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de umcomplexo de civilizações, as Civilizações do Vale do Nilo, dos quais as regiões ao sul do Egito (hoje no Sudão, Eritréia, Etiópia e Somália) são uma parte. Tinha como fronteira a norte o MarMediterrâneo, a oeste o deserto da Líbia, a leste o deserto Oriental Africano e a sul a primeira catarata do rio Nilo.
A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3150 a.C. com a unificação política doAlto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó, e se desenvolveu ao longo dos três milênios. Sua história ocorreu três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimentoartístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual oEgito dominou graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde Curgos (na Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo) até ao rio Eufrates, após o que entrou emum período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras, neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C. quando o Egito caiu sobo Império Romano e se tornou uma província, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Ácio.
A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante asua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas explicáveis em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactoscom o estrangeiro tenha sido também uma realidade.
O sucesso da antiga civilização egípcia foi causado em parte por sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do rio Nilo. A inundação...
tracking img