Bolha internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bolha da Internet
A internet ganhou força por ser reconhecida ao final dos anos 90 por ser o meio de comunicação global que agrega vantagens competitivas nos negócios.
A partir deste fato, bolha da Internet ou bolha das empresas “ponto com” foi uma supervalorização deste meio de comunicação por se acreditar que este recurso traria lucro ilimitado. Criada no final da década de 1990, que tinhacomo característica uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) baseadas na Internet. Essas empresas eram também chamadas "ponto com" (ou "dot com"), devido ao domínio de topo ".com" constante do endereço de muitas delas na rede mundial de computadores.
Em 1999 empresas iniciaram migrações para o ambiente virtual, acreditava-se que ter um Website erater status e uma imagem moderna e positiva. Com isso as ONGs e outros tipos de organização passaram a ter seus próprios espaços na grande rede.
Os recursos foram todos redirecionados para o desenvolvimento de softwares e ferramentas de Website. Foi criada a Nasdaq bolsa de valores voltada a área de tecnologia que foi um simbolo da bolha. Outras grandes corporações foram criadas como no caso daAmerican ON Line (AOL) e Time-Warner.
O índice da bolsa eletrônica de Nova York, a Nasdaq, chegou a atingir mais de 5000 pontos, caindo pouco tempo depois. Considera-se que o auge da bolha tenha ocorrido em 10 de março de 2000. Ao longo do ano, perdeu rapidamente a força, e no início de 2001, muitas empresas "ponto com" estavam em processo de venda, fusão, redução ou simplesmente quebraram.Período de Formação da Bolha
A bolha das "ponto com" tomou o período de 1995-2000. O clímax registrou-se em 10 de março de 2000, quando o índice Nasdaq chegou a 5.132,52 pontos. Em cinco anos, as bolsas de valores de países industrializados viram a ascensão rápida do preço das ações das empresas de comércio eletrônico e áreas afins.
O período foi marcado pela criação e, em muitos casos, fracasso denovas empresas baseadas na Internet, geralmente designadas como "ponto com". As empresas perceberam que os preços de suas ações disparariam se simplesmente fosse adicionado ao seu nome o prefixo "e-", que um autor denominou “prefixo do investimento”, ou o sufixo .com .
O rápido aumento dos preços das ações, confiança de mercado que as empresas depositaram em lucros futuros, a especulação em açõesindividuais, e a ampla disponibilidade de capital de risco, fez com que muitos investidores tornasem-se dispostos a ignorar as métricas tradicionais, como o P / E ratio (unidade de medida de preço) em prol da confiança nos avanços tecnológicos.
O Crescimento da Bolha
Os capitalistas de alto risco viram um recorde de aumento nas cotações de ações de empresas "ponto com", e, portanto, mudaram astáticas de mercado mais rapidamente e com menos cautela do que o habitual, optando por reduzir o risco de partir muitos concorrentes, deixando para o mercado decidir o que iria suceder. As baixas taxas de juros em 1998-1999 ajudaram a aumentar os montantes de capital de arranque. Embora alguns destes novos empresários tivessem planos realistas e capacidade administrativa, a maioria estavadespreparada, mas foi, assim mesmo, capaz de vender suas idéias aos investidores por causa da novidade do conceito de "ponto com".
Alguns modelos canônicos de empresa "ponto com" invocaram aproveitar os efeitos da rede, operando em uma perda líquida para a construção da quota sustentada de mercado. Estas empresas ofereceram os seus serviços ou produtos finais, gratuitamente, com a expectativa de que elespudessem criar uma conscientização de marca bastante rentável, cobrando taxas pelos seus serviços mais tarde. O lema "get big fast" reflete essa estratégia.[2] Durante o período de perda as empresas confiaram no capital de risco e, especialmente, nas ofertas públicas iniciais de ações para pagar suas despesas, enquanto não tinham, ainda, nenhuma fonte de renda. O fato de esses tipos de ações...
tracking img