Atps desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 – Passo 1

1 Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho
artístico.

No desenho artístico o artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e tenta expressar emoções e "vida" de um desenho, fazendo com que cada pessoa o interprete de um jeito. O desenho técnico deve ser perfeitamenteperceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto.

2 Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Perspectiva: é usada quando se quer ter uma vista espacial de terminado objeto, assemelha-se a uma fotografia do objeto. É importante em esquemas de montagem ou e catálogos de publicidade, onde um simples olhar pode dar uma visão clara doobjeto.
Vistas Múltiplas: baseia-se em projeção ortogonal e é o mais usado em Engenharia. Possui uma grande quantidade de informações, desde o simples esquema até um desenho de produção completo, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem, etc. Obedece a determinadas normas e convenções de representação que permitem visualizar imediatamente o objeto representado.

3 Para que o desenhotécnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

A norma que serve como referencia aos outros países é a ISO (International Organization forStandardization).

4 Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

O principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico é a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

5 A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhasque utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

As linhas que utilizamos para representar arestas de contorno visível e invisível são:

Aresta de contorno visivel - Contínuo Grosso -

Aresta de contorno invisível - Interrompido grosso -
Interrompido fino -

6 - A utilizaçãocrescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

Porque osmaiores detalhes e algumas das informações são só obtidas pelo desenho feito em papel.

7 Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Escala de redução: quandoa dimensão do objeto no desenho é menos que a sua dimensão real. Escala 1:X com X>1.

Escala de ampliação: quando a dimensão do objeto no desenho é maior que a sua dimensão real. Escala X:1 com X>1

8 O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Defina o quê são retas perpendiculares.

Duas retas s e t sãoperpendiculares se formarem ângulos retos (90°) entre si.

9 Defina o quê são retas paralelas.

Duas retas s e t são paralelas quando estão no mesmo plano e não se cruzam.

10 Defina o quê são polígonos.

Um polígono é uma porção de superfície plana limitada por segmentos de reta (lados do polígono) unidos dois a dois.

11 Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação...
tracking img