Atps de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA






FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO




Vera Lucia Barbosa RA: 3333552135
Marlucia Dantas de Jesus RA: 2320359967
Jucelia Motta RA: 3339552108
Andréia Ap.de Paula Franco RA: 2602478553













Atividade Prática Supervisionada(ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Rita de Cassia Medeiros.


Taubaté/SP

2012

Significados de Sociologia e suas contribuições para educação


A importância da Sociologia para a educação é fornecer aos educadores instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugarda educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições como: família, comunidade, igrejas, etc.

A sociologia da educação não tinha tido êxito em se instituir como disciplina. Foi só a partir da década de 1950, que a educação passa a ser reconhecida como importante instância de transformação e modernização social, e a questão escolar se torna um objetode análise importante, constituindo-se como campo especializado da sociologia através da sociologia da educação.

A sociologia da educação conta com algumas contribuições importantes, como: Comte, Durkheim, Weber e Karl Max.

Comte fundador da sociologia e do positivismo uma corrente filosófica onde as ideias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teoriase especulações da Teologia e Metafísica, apresenta os fatos sociais como ciência, e a mesma procura as leis fundamentais que regulam os fenómenos sociais.

Entretanto, cada tipo de fenômeno tem um método específico, porque cada um tem suas particularidades e suas diferenças. Não há um método único para todas as ciências.

Ele divide a Sociologia em duas partes: a estática social e adinâmica social.

Ambas estão presente em qualquer sociedade e constituem condições essenciais da sua própria existência. A primeira contribui para a ordem e o equilíbrio social, a segunda impelem o progresso e a mudança social.

As sociedades passam por etapas de desenvolvimento que progridem em direção a situações mais perfeitas e o conhecimento da sociedade só conseguirá progredir no estadopositivo através da observação, da comparação e da experimentação.

Dessa forma, para Comte há um método geral para a ciência, mas não é único para todas as elas. Além disso, a compreensão da realidade lida sempre com uma relação contínua entre o abstrato e o concreto, entre o objetivo e o subjetivo. Segundo ele, só são possíveis o estudo da Humanidade como um todo, o que implica a fundação daSociologia que para ele é necessariamente histórica. Ele observou a evolução das concepções intelectuais da humanidade e formulou a Lei dos Três Estados que são eles: estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo:

O primeiro: são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade, e tem várias subfases: ofetichismo, o politeísmo, o monoteísmo.

O segundo: passa a pesquisar diretamente a realidade, não havendo a presença do sobrenatural, de modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade.

O terceiro: os fatos são explicados de forma abstrata, de ordem inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto e busca-se o relativo.

Através da pesquisa feita para arealização desta ATPS encontramos um fato interessante sobre a frase escrita na bandeira brasileira que foi baseada no lema de Comte sobre o positivismo. Ele dizia “amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo”, e o criador de nossa bandeira simplificou para “Ordem e Progresso”.

Já para Durkheim que dedicou sua obra inteira à Sociologia, a sua maior preocupação era imprimir uma...
tracking img