Atps de sintaxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Letras
5ª Série Sintaxe
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, aconvivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar oestudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios davida profissional.

AUTORIA Andréia Cristina Soares
Faculdade Anhanguera de São Caetano

.

Letras - 5ª Série - Sintaxe

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.  Conhecer e aprofundar os saberes a respeito doselementos sintáticos solicitados.  Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno educacional, social, histórico e cultural.  Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas, bem como a prática da teoria que fundamenta sua formação profissional.

Produção Acadêmica
  

Produção textual. Análise de elementos sintáticos.Apresentação final em forma de Revista de Histórias em Quadrinhos.

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizarem-se em equipes de até cinco componentes, sob a orientação do tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes,RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronização
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  A apresentação deve conter no máximo dez slides.  O primeiro slide deve trazer:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor de Ensino aDistância (EAD) da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.  Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.  O último slide deve conter:  todas as referências bibliográficas consultadas, organizadas segundo as normas da ABNT.  A revista em quadrinhos deve ser postada naplataforma virtual dentro do prazo estipulado, em formato compatível com arquivos de apresentação de slides (.ppt).

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Andréia Cristina Soares

Letras - 5ª Série - Sintaxe

Pág. 3 de 3

DESAFIO
O desafio consiste na apresentação em PowerPoint da remontagem de uma Revista em Quadrinhos (Gibi)composta por três histórias. Para a realização deste desafio, os alunos deverão escolher algumas revistas e selecionar figuras com os respectivos diálogos, que serão transpostos para os slides. A cada diálogo das personagens, a equipe fará comentários e identificará os seguintes elementos sintáticos: tipos de sujeito, predicado, predicativo, objeto direto, indireto, vocativo e aposto, bem como...
tracking img