Atps de libras pronta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Surdez

Estudos recentes sobre a surdez classificam os surdos em duas categorias principais: os portadores de surdez patológica e os surdos congênitos, estes últimos,considerados como integrantes de minorias linguístico culturais.
O momento da percepção da surdez do indivíduo por parte da família, o envolvimento dos pais em seus aspectos educacionais, os problemas de ordem física e otipo de atendimentos realizados são fatores que podem afetar o processo de aprendizagem da pessoa surda. O surdo é diferente do ouvinte em aspectos variados, principalmente porque desenvolve potencialidades psicoculturais próprias.
O termo deficiente auditivo não é apropriado, pois remete ao conceito de patologia. Entre os integrantes das comunidades surdas usa-se o termo surdo naturalmente, osintegrantes de tais comunidades possuem dentre outras habilidades, a capacidade de comunicar-se , expressando necessidades, impressões, desejos e sentimentos, daí a importância da valorização da comunicação estabelecida entre eles e o estímulo ao desenvolvimento e perpetuação de uma língua de sinais de fácil acesso para todos.
A comunicação dos surdos baseia-se no contato visual, nainterpretação de gestos e expressões e no contato direto através do toque. Por esse motivo, o interessado em aprender a se comunicar dentro de tais comunidades, deve não só adquirir informações sobre suas características, mas também, pensar a linguagem de sinais e saber perceber o seu funcionamento prático entre os surdos.
Podemos afirmar que os surdos são utilizadores de uma comunicação espaço visual, e queessa linguagem substitui a audição e a fala compondo toda uma cultura.
Segundo Pelegrini (98), podemos perceber nos indivíduos que participam da comunidade surda, de acordo com certas características relevantes, que formam grupos com identidades diferentes e que os diferenciam ainda mais da comunidade ouvinte.
- De acordo com as ideias do autor citado no parágrafo anterior, podemos observarentre as comunidades surdas a existência de identidades variadas:Da identidade surda (política), podemos dizer que fazem parte os indivíduos que sempre tiveram acesso e participação nas comunidades surdas. Estes indivíduos usam sempre a linguagem de sinais e comportam-se de acordo com a cultura da comunidade que participa, utilizando de maneira receptiva a tecnologia diferenciada, assumindo evalorizando a necessidade da presença do intérprete, utilizam e disseminam a linguagem de sinais, apresentando inclusive, movimentação social ativa através de associações , grupos e órgãos representativos.
- Da identidade surda híbrida, fazem parte os indivíduos que participam ativamente da comunidade surda, porém já fizeram parte da comunidade ouvinte. São pessoas que ficaram surdas a partir de umacerta idade e portanto, já possuíam a linguagem falada como meio de expressão. Essas pessoas geralmente integram as comunidades surdas, mas compreendem parcialmente a comunicação dos ouvintes.
- Há também as identidades surdas Flutuantes, Embaçadas, de Transição, as Diásporas e por fim as Intermediárias que representam respectivamente, indivíduos que apresentam resistência ao uso da linguagemde sinais; indivíduos que não tiveram oportunidade ou não desenvolveram a capacidade de se comunicar com sinais, tornando-se dependentes dos ouvintes; indivíduos que estão iniciando o processo de aquisição da linguagem de sinais e inserindo-se recentemente nas comunidades surdas; indivíduos que já pertenceram a uma determinada comunidade surda e ao transferir-se de localidade precisa aprender amanter contato com uma comunidade também surda, porém, com características culturais diversas da sua comunidade de origem; e por último, a identidade Intermediária que é composta por indivíduos que apresentam alguma porcentagem de surdez e precisam utilizar os recursos da linguagem de sinais para se comunicar ou ainda aqueles que , ouvintes buscam aprender os sinais para comunicar-se com pessoas...
tracking img