Modelagem de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo Cascata ou Clássico (mais antigo)

No modelo cascata, o desenvolvimento de um software se dá de forma seqüencial, a partir da atividade de verificação da viabilidade do desenvolvimento. Para cada etapa cumprida, segue-se a etapa imediatamente posterior, daí a idéia de uma cascata (Figura 3).
Este modelo tornou-se incompatível com a realidade atual porque a busca de requisitosnão deve ocorrer somente no momento inicial do projeto, pois na maioria das vezes é praticamente impossível obter-se a totalidade de requisitos de maneira antecipada e em uma única etapa de um ciclo. Faz-se importante possibilitar o retorno para esta etapa sempre que for necessário. Outra característica refere-se especialmente aos testes que somente ocorrerão ao final de todo processo,onde um erro sutil pode vir a exigir semanas de verificação para que se possa elimina-lo, e com isso atrasar eventuais cronogramas.

O Modelo Iterativo e Incremental

Iteração é um miniprojeto que resulta em uma versão do sistema, que contém funcionalidade adicionada ou melhorada em comparação com a versão anterior (incremento) (SCOTT, 2003; SOMMERVILLE, 2003; AMBLER, 2004). Emum processo de desenvolvimento incremental, a equipe, juntamente com o cliente, identifica as funções mais importantes e quais são menos importantes (AMBLER, 2004). Em seguida são definidas as iterações e as funções são alocadas em cada iteração de acordo com sua prioridade (AMBLER, 2004). CANTOR(1998) apresenta as disciplinas do modelo iterativo e incremental distribuídas em quatro fases:concepção, elaboração, construção e transição.
O modelo iterativo e incremental proporciona vários benefícios, dentre os quais se podem
destacar (MARTINS, 1999):
• Redução dos riscos envolvendo custos a um único incremento;
• Redução do risco de lançar o produto no mercado fora do cronograma previsto;
• Aceleração do tempo de desenvolvimento do projeto como um todo;
• Reconhecimento deuma realidade freqüentemente ignorada: as mudanças de
requisitos.

O modelo iterativo e incremental é um modelo emergente (AMBLER, 2004). Seu enfoque é interessante no sentido de que usa a flexibilidade e a modularidade do desenvolvimento orientado a objeto. Assim, provê um ciclo de vida que combina a preocupação com “como as pessoas trabalham” e concede o controle de gerenciamento (CANTOR,1999). Essas características estão presentes em grande parte das metodologias atuais, que focam os aspectos práticos do desenvolvimento, e não em questões filosóficas profundas (AMBLER, 2004).

Modelos ágeis

Os processos ágeis parecem ser mais eficientes do que as metodologias antigas. Utiliza menos tempo do programador no desenvolvimento de softwares funcionais de alta qualidade, mas tem adesvantagem de ter uma perspectiva de negocio que não provê uma capacidade de planejamento em longo prazo. Em essência, eles provem mais funcionalidades por custo/benefício, mas não dizem exatamente o que a funcionalidade irá fazer.
Existem várias metodologias que podem ser consideradas como abordagens ágeis, entre elas: Scrum, Programação extrema, FDD, Crystal Clear, DSDM entre outras.
AProgramação Extrema (XP), é o mais bem conhecido processo ágil. Em XP, as fases são continuadas em passos extremamente pequenos (ou contínuos) comparados aos processos antigos. A primeira passada (iteração incompleta) através das etapas deve levar um dia ou uma semana, ao invés de meses ou anos para cada fase completa do modelo em cascata. Primeiramente, escreve-se um autômato de teste, que provêobjetivos concretos para o desenvolvimento. Depois é codificado (por um par de programadores), este passo está completo quando todos os testes se concluem, e os programadores não pensem em nada mais que possa ser testado. Projetistas e Arquitetos executam uma refatoração do código. O projeto é feito por pessoas que estão codificando. O sistema incompleto mas funcional é entregue e demonstrado para os...
tracking img