Atps de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem e o mundo
No começo o mundo era considerado criação de um ser completo “Deus” e o homem é o ser que tem a imagem e semelhança, mas ao longo do desenvolvimento humano as sociedades tornavam-se mais complexas desenvolvendo novas formas de conhecimento, desprendendo-se dos elos místicos. Heráclito é o primeiro que entende a realidade do mundo como algo dinâmico em permanente transformação,com isso a filosofia considera mundo tudo aquilo que constitui a realidade, sendo que realidade é tudo que é ou não perceptível, acessível ou explicado pela ciência.
O ser humano se diferencia dos demais animais, por questionar sua realidade e procurar respostas cientificas, não sendo apenas seres biológicos produzidos pela natureza. Os homens são seres culturais que modificam o estado denatureza, ou seja, a condição natural das coisas definidas por ela. Possuem o conhecimento que é o conjunto de experiências influenciadas pela razão do homem e foi graças a esse entendimento que o homem ao longo de sua evolução criou normas e leis para que o homem pudesse conviver em sociedade.
Vivemos em sociedade onde deveríamos compartilhar decisões e ajudar coletivamente os nossos semelhantes paraamenizar os problemas individuais de cada pessoa, pois como cidadãos todos têm direitos e deveres e deveríamos assumir nossas responsabilidades, somente assim, podemos ter uma sociedade justa, solidária e democrática, mas não é bem isso que vemos. Pois o preconceito racial ainda esta enraizado em nossa a sociedade, mesmo não admitindo, ainda continuam menosprezando os negros, tratando-os comopessoas inferiores, acho isso um absurdo, a cor não demonstra o caráter nem a personalidade de alguém, sendo assim negros, índios e outras raças também mal vistas pela sociedade tem muito a oferecer ao meio onde convivem quando estes têm interesse de modificar o lugar, o ambiente e a situação social em que se encontram.

Panorama Histórico da Filosofia
A filosofia é uma forma de conhecimentoproduzida pela humanidade para buscar explicações, isto é, investigar as duvidas que surgem ao longo da evolução humana. Com isso, na Antiguidade havia um modo de filosofar, na Idade Media outra e atualmente existem novas produções filosóficas.
Dentro do Panorama da Historia da Filosofia, encontramos três referencias: Metafísica, Cientifica Dialética.
Atualmente a concepção filosófica presentes naspraticas sociais, está relacionada à Dialética, cujas ações vistas na grande maioria da sociedade é a preocupação com suas relações políticas e com isso o homem cria sua identidade histórica determinando uma nova consciência social – o Sujeito – isto é o “EU”.
Criando nossas perspectivas para o futuro e moldando seus relacionamentos com a vida social, pois na evolução o ser homem tenta tornar-sesuperior aos animais, mas a historia que atualmente vemos são homens querendo passar por cima de seus semelhantes tanto pela força do trabalho, como pelo poder político esquecendo que todos somos cidadãos e temos direitos iguais.

Comida de Arnaldo Antunes, Marcel Froner e Sergio Brito 1987.
A música expressa à indignação sobre um governo que acha que você tem que se contentar com o básico, nocaso com a expressão Bebida é água e Comida é pasto. Também questiona sobre as vontades das pessoas que não são atendidas pelo governo, acomodado pela situação do país. A letra esta voltada para a questão política, pois o país passava por numerosas crises políticas, como o aumento da inflação, desvalorização da nossa moeda e levando ao empobrecimento as classes menos favorecidas, além da falta dealimentação (comida), não havia informação, cultura, lazer, enfim a música nos traz uma mensagem de alerta para aquele momento que o Brasil estava atravessando.
Mas também é uma critica sobre a existência humana, quando ela se refere a comida e água necessariamente não se refere ao ato de alimentar o corpo, mas também a alma, logo ela questiona: você tem fome de que, você tem sede de que? Pois...
tracking img