Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Formule um texto destacando o surgimento da sociologia, como ela poderá nos ajudar a entender a sociedade. Destaque também as teorias defendidas por August Comte, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor emais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latin socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade,incluindo história, economia e psicologia.
Foi com August Comte (1798-1857) que surge o termo “Sociologia”, denominado Pai da sociologia, Comte era positivista e acreditava na ciência e no seu poder de explicações de fenômenos de maneira desprendida da religião. Ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social, pois a sociedade estava em desordem,orientada pelo caos.
Comte afirmava que através de um estudo aprofundado dos movimentos das sociedades do passado para entender o presente, e também imaginar um futuro. Continuando o trabalho de Comte.
Émile Durkheim (1858-1917) da à sociologia uma reputação cientifica. É com ele que a sociologia ganha um formato mais técnico. Também percebia que na sociedade moderna existiam problemas de ordemsocial.
Para isso, criou regras que ajudassem na função de ajudar nos estudos da sociologia. Já que para estudo dessa não se pode fazer experiências e manipular os fatos para estudá-los como em outras ciências, Émile cria então os Fatos Sociais, assim estudando os acontecimentos como se eles fossem objetos. As características dos fatos sociais são três: Coletivo ou geral, onde o fenômeno é comum atodos os membros de um grupo; Exterior ao individuo, acontece independente da vontade individual; Coercitivo, os indivíduos são “obrigados” a seguir o comportamento estabelecido pelo grupo.
Todo fato que reúna essas três características é denominado social, segundo Durkheim, e pode ser estudado pela Sociologia. Para ele as ações das pessoas não acontecem por acaso. A sociedade as influencia.
JáMax Weber (1864-1920) ao contrário de Durkheim e Comte, acreditava que a sociedade deveria ser estuda a partir do individuo não a partir de fatos, pois os acontecimentos que ocorrem na sociedade são as ações que as pessoas provocam. E para isso da o nome de Sociologia Compreensiva, teoria que tenta entender a sociedade a partir da compreensão das ações dos indivíduos.
Segundo Weber, há pessoasatravés de 4 tipos de ações básicas. A ação racional: quando alguém age para obter um fim. Objetivo: ocorre por que as pessoas acreditam em valores; Na ação afetiva: a pessoa age pelo afeto que possui por alguém ou algo; A ação social: tradicional é um tipo de ação que nos leva a pensar na existência de um costume.
Já Karl Marx (1818-1883) via o homem como aquele que pode transformar a sociedadefazendo sua história, mas enfatiza que nem sempre ele o faz como deseja, pois as heranças da estrutura social podem influenciar no nele mesmo.

2- Vivemos numa sociedade totalmente institucionalizada, ou seja, vivemos "imersos” em instituições sociais. Faça um resumo destacando a importância da instituição escolar, instituição religiosa e instituição familiar.

2. Instituição escolar - Oprincipal objetivo das escolas é o ensino, a educação, a formação de “um novo homem”. Levar as novas gerações os conhecimentos necessários para a vida social. E para explicar melhor, alguns sociólogos colocaram algumas teorias explicativas sobre a organização e o funcionamento escolar. Teoria crítico-reprodutivistas por Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean-Claude Pesseron (1930): estas teorias partem...
tracking img