Atps de estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

* Introdução
* Definição de Estatística
* Ramos da Estatística
* Distribuição de frequência
* Amplitude da classe
* Amplitude total
* Frequência relativa
* Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico
* A importância da Estatística na área de Administração
* Planejamento De Experimentos
* Tabela com os dados da pesquisa
* Gráficos eRepresentações
* Gráfico de frequência absoluta
* Gráfico De Setor
* Medida De Tendência Central
* Média
* Moda
* Mediana
* Variância e desvio padrão
* Variância
* Desvio Padrão
* Conclusão
* Fontes de Pesquisas

Introdução

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado aoDiretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na áreaadministrativa.
A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”.
Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, paradeterminar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

ETAPA 1
Definição de Estatística
A palavra estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado”.
Estatística, é um método/ uma parte da matemática aplicada, que nos ajuda ainterpretar e analisar grandes conjuntos de números. Portanto é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados numéricos para a utilização dos mesmos a fim de tomar decisões e conclusões corretas a partir desses dados coletados. Na maior parte dos estudos da estatística, as informações devem ser obtidas a partir de uma amostra.
Dados : Consistem em informações provenientes deobservações: peso, salário, contagem, medidas ou respostas.
Os dados podem ser qualitativos (consistem em atributos não numéricos), ou quantitativos ( consistem em medidas de contagens numéricas).
Outra característica dos dados é o seu nível de medida, que determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os níveis de medida do mais baixo ao mais alto são: nominal, ordinal, intervalar eracional.
Rol: dados organizados em ordem crescente ou decrescente.
Gráficos estatísticos: são formas de apresentação de dados estatísticos com o objetivo de facilitar e demonstrar o entendimento dos fenômenos de estudo.
População: É o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas, ou contagens que são de interesse. Pode ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.
Amostra: É osubconjunto da população. Seu uso gera rapidez e economia dos resultados. Deve ser representativa da população.
Amostragem: Técnicas para escolher amostras que garanta o acaso na escola, ou seja, uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra.
* Tipos de amostragem: Amostragem casual ou aleatória
* Técnicas de amostragem, onde cada elemento da população tem a mesmaprobabilidade de ser incluído na amostra, exemplo: sorteios.
* Amostragem proporcional estratificada , quando a população é dividida em estratos, e a amostragem é proporcional à eles, exemplo: uma amostra de 10% de alunos em uma classe de 40 homens e 60 mulheres, consistirá na escolha aleatória de 4 homens e 6 mulheres.
Parâmetro: É uma descrição numérica de uma característica da população....
tracking img