Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Procedimentos e Recursos de Ensino




A importância das brincadeiras na educação infantil tem como seu objetivo estimular a criança a aprender brincando. No ato de brincar, os sinais, osgestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que está brincando, oprincipal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitosgerais com os quais brinca.
Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de umadulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc.
É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suascompetências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolherseus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
O movimento e as mudanças dapercepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre ele.
A linguagem oral e gestual queoferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se constroem.
Obrincar pode de acordo a primeira parte da ATPS com o tema escolhido “Pular Corda” pode ser dividido em duas grandes categorias:
O Brincar Social: reflete o grau no quais as crianças interagem umas...
tracking img