Atps de desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Uniderp – Universidade Anhanguera
Serviço Social – 5º Semestre
Pólo de Limoeiro do Norte – ceará
Tutora presencial – Maria Eliane Moreira Magalhães




“Desenvolvimento Econômico”









ANTÔNIA ROGÉRIA DE GOES – RA 239309
ANTÔNIA GILINÁRIA RODRIGUES – RA 238680
LIDUINA MAIA LIMA – RA 194230
JULIANA CAMPELO GUIMARÃS – RA 198319
RAIMUNDA LUCIANA DE LIMA – RA218679
SAMANDA NIEDJA PINTO LIMA MAGALHÃES – RA 192799
TEMA:

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DO BRICS E A INFLUÊNCIA DO BLOCO NA ECONOMIA MUNDIAL.



1 INTRODUÇÃO

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adicionada a letra "S" em referência aentrada da África do Sul (em inglês South África). Desta forma, o termo passou a ser BRICS.
Os países que formam o Bloco são emergentes e possuem características comuns, como por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situaçõeseconômicas parecidas.
Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.
Desde a invenção do termo “Bric”, foram oito anos até a primeira cúpula dos Brics em 2009, nos três anos seguintes, o mecanismo dos Brics se formou e sedesenvolveu para se tornar um poder emergente, exercendo grande impacto no antigo sistema internacional.
Esses fatos demonstram que os países Brics compartilham os interesses e as aspirações e podem se unir e se posicionar em bloco em eventos internacionais, refletindo, ao mesmo tempo, o valor diferente de cada membro. Por isso, os cinco membros dos Brics estão com uma atitude cada vez maispositiva com relação ao mecanismo de cooperação.


2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com a opinião de Bresser Pereira os dois fatores fundamentais a determinar, diretamente, o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração dodesenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento.
Na medida em que uma sociedade nacional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente, ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer. O crescimento da produtividade de um país depende, diretamente, da acumulação de capital e daincorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez, dependem, em geral, da qualidade das instituições formais (políticas, leis) e informais (práticas sociais ou usos e costumes) que cada sociedade nacional estiver adotando.
Conforme Celso Furtado, interpretando livremente Marx, propôs que a idéia do desenvolvimento se constitui em dois momentos históricos eestá intimamente relacionada com o processo de racionalização que caracterizará o mundo moderno. Em um primeiro momento, a racionalidade se revela pelo objetivo econômico definido com clareza (o lucro), e pela adoção da acumulação de capital como meio de atingi-lo. Esse é o momento da Revolução Comercial. Em um segundo momento, com a Revolução Industrial, a racionalidade se expressa em um meio maisespecificamente racional de alcançar o lucro, a aceleração do progresso torna sistemática a incorporação de novas tecnologias, e o consequente aumento da produtividade passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas.
Segundo Bresser Pereira o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural,...
tracking img