Atps comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES ATLÂNTICO SUL

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PELOTAS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................03
2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................................04
3. VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA............................................................07
3.1 CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA ............................................................07
3.2 CONCEITO DE MUDANÇA ..........................................................................08
4. CONCLUSÃO .................................................................................................09
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................10

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico da disciplina de Comportamento Organizacional tem o objetivo de conceituar comportamento organizacional e comparar dois autores sobre o assunto. Em linhas gerais os autores têm uma linha de pensamento e pouco divergem de opinião.

Também será abordado o conceito de visão sistêmica e de mudança, a sua importância na atualidade ena gestão das organizações, pois estão constantemente presentes dentro de todas as empresas no mundo.

2- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste na forma de se portar diante de novas inovações e mudanças, sendo hábil a motivação, liderança, treinamento etc.

Focando ações e atitudes dos indivíduos do grupo no ambiente das organizações, no intuito dealcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade promovendo assim cidadania organizacional e melhorando o comportamento ético criando um clima saudável para seus funcionários no qual possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados. O método cientifico nos auxilia a explicar atéque ponto, redigir o comportamento das pessoas dentro da organização, sendo assim o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Para França (2006) as constantes mudanças no mundo impulsionam complexas trocas de informações, sistemas virtuais e milhares de formas de viabilizar umasobrevivência com melhor sintonia entre as necessidades da empresa e das pessoas.

Diz também que a gestão de pessoas nas organizações elevou-se das atividades operacionais para ações corporativas estratégica. As responsabilidades dos profissionais envolvidos ampliaram-se para qualidade pessoal, qualificação cultural, competências tecnológicas, responsabilidade empresarial e cidadania. A novaeconômica é da era digital e dos novos paradigmas. França (2006) ainda aponta que:

As empresas são feitas de pessoas para pessoas. A questão fundamental da gestão de pessoas esta na contribuição conceitual e prática para uma vida mais saudável e com resultados de produtividade, qualidade e desenvolvimento, competitividade sustentável. (França, Ana Cristina Limongi-Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas – São Paulo: Saraiva, 2006).

Segundo Vecchio hoje em dia nas empresas os colaboradores não levam muito em conta os benefícios que a mesma lhes proporciona, mas sim como são geridos pelos seus superiores. Pesquisas apontam que atualmente os colaboradores não gostam de se submeter a certas atitudes de seus superiores, como: autoritarismo, falta deintegridade e impedimento do crescimento dentro da organização.

Para França (2006), Comportamento Organizacional visto sob o enfoque comportamental e administrativo relacionam-se com variados espaços organizacionais. Apontam também alguns princípios básicos sobre o comportamento humano: a) o comportamento humano é baseado no que se percebe (sentidos); b) as pessoas são diferentes entre...
tracking img