Atps co

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
comportamento organizacional
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância











ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS



Irisleide Aires da Silva – RA : 2330428119 – Tecnologia em Marketing

Maria José – RA : 2324400426 – Tecnologia em Marketing

Marta Mota – RA : 2322394901 – Tecnologia em Marketing

Leandro Linhares – RA : 2306297530 –Tecnologia em Marketing

Sidney Rodrigues – RA: 3318530319 – Tecnologia em Marketing









Brasília /DF
2013

Iris Aires

Maria José

Marta Mota

Leandro Linhares

Sidney Rodrigues












ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Nome do tutor presencial: Elane Ramalho 

Professor tutor a distância: Amado Leite PereiraJunior .

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Comportamento Organizacional..





Brasília / DF
2013
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Constitui campo de estudo do Comportamento Organizacional acompreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho. Investiga de modo particular as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudosproporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora oestudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, ressalta-se que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para atender as relações de causa e efeito, desta forma são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Aperspectiva permite-nos considerar os estudos como resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que estudam também são complexas suas ações.

“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o ladohumano da gestão das organizações” [Cunha e Marques].Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento humano dentro das organizações, com o propósito deutilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Está voltado especificamente para as situações relacionadas com o emprego; Enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal,estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho substitui opiniões intuitivas por uma abordagem mais sistemática.






Brasília / DF
2013

A cultura organizacional, de acordo com Chiavenato (2000) engloba aspectos formais, facilmente perceptíveis, relacionados com...
tracking img