Atps 1 estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bottom of Form 3
Introdução à Estatística

É a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Ela nos fornece dados para a análise das informações para que possamos nos precaver de situações adversas. Assim trazendo um melhor feedback e identificar problemas e atuando na melhoria continua dos processos.
Muitos dos conhecimentos,que temos hoje foram descobertos desde a antiguidade, eles foram descobertos por acaso, ou desenvolvidos através das necessidades práticas, sem nenhum método.
Todo acréscimo de conhecimento que foi implantado atualmente, resultou de observação e estudo, desenvolveram processos científicos que são métodos que facilitam e padronizam os estudos, através do método experimental e do métodoestatístico.
O método experimental mantém todos os fatores (causas) constantes, menos um, e este varia de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso eles existam.
O método estatístico, pela impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, o que influenciacada uma delas. Como padrão esse método acorre com fases que devem ser seguidas para que não ocorram erros, é feito através da coleta dos dados de forma direta ou indireta; depois pela crítica dos dado s(crítica a fim de procurar possíveis erros nos dados); a apuração dos dados (processamento dos dados obtidos); a exposição ou apresentação dos dados (apresentação através de tabelas ou gráficos) ea análise dos dados (conclusão sobre o todo) .
A coleta, organização e a descrição dos dados são caracterizados como Estatística Descritiva, já a análise a e interpretação dos dados são características da Estatística Indutiva ou Inferencial.
A Estatística vem com o intuito de realizar uma analise e avaliar, soluções necessárias a uma empresa, buscando sempre a melhor qualidade dedados. Assim vem sendo usada como uma ferramenta fundamental em todas as ciências, que a cada dia essa ferramenta é aperfeiçoada e muito utilizada nos processos.



Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, localizada no Norte Catarinense,fornecedora de indústrias automotivas mundial, atuante em um mercado altamente competitivo onde a qualidade é essencial e um diferencial importante, Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade, tornando-se mais competitiva no mercado.
A proposta foi da melhoria daprodução da empresa em todos os seus produtos, para que todos atinjam a qualidade de nível de produção e seu principal produto. Para que ela possa tornar mais competitiva no mercado que é muito competitivo e com muitas empresas de qualidade podendo assim agregar seus clientes.
A empresa utilizou métodos estatísticos para melhorar a produção, a qualidade e procurar particularidades e característicasdos processos podendo assim estudar oportunidades e melhorias através da aplicação de controle estatístico de processo (CEP).
Os resultados obtidos pelos diversos gráficos de controle, junto com a estimativa do índice de capacidade, atendeu satisfatoriamente as expectativas dos autores, verificou-se que a empresa trabalha com um processo estável, recomendou-se a possibilidade de implementação deum controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido.



Conceito e aplicação da Estatística

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o planejamento, a análise e a disseminação das informações, seu...
tracking img