Atomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Jonh Dalton (1766-1844) " toda matéria é formada por diminutas partículas, maciças, neutras e indivisíveis chamadas átomos (Bola de Bilhar). Thomson (1856-1940) descobriu que átomo era divisível, e também demonstrou que existiam cargas negativas (os elétrons), comessas conclusões foi necessário alterar o modelo atômico para que o átomo se mantivesse neutro. Foi então iniciado o modelo "Pudim de Passas".

Rutherford (1871-1937),concluiu que átomo era composto por vácuo, as cargas positivas encontravam-se no núcleo e as negativas do lado de fora. A essa teoria foi dado o nome de Sistema Planetário.·.Bohr (1885-1962), Rutherford não conseguiu provar porque os elétrons não iam para o núcleo do átomo, quem explicou foi Bohr. Os elétrons se movimentam em torno do núcleo, emtrajetórias circulares denominadas por camadas ou níveis. Para cada uma das camadas foi atribuída uma letra, a partir da interna K,L,M,N,O,P e Q, para externa. Estes podiampercorrer de um nível interior para um exterior absorvendo mais energia. Essa teoria ficou conhecida como "O Modelo de Bohr".

Isótopos: átomos que apresentam mesmo númeroatômico e número de massa diferente. Pertencem ao mesmo elemento químico, pois têm mesmo valor de Z.
1 H 1         1 H 2          1 H 3
Isóbaros: átomos que apresentamvalores diferentes para o número atômico e mesmo número de massa.
20 Ca42               21 Sc42
Isótonos: átomos que apresentam valores diferentes de número atômico e demassa, no entanto, mesmo número de nêutrons (A - Z).
17 Cl 37               20 Ca 40
(nº atômico)Z=p (nº de prótons)
(nº de massa) A=Z=n (nº de nêutrons)
P=E
tracking img