Atmosfera terrestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ATMOSFERA TERRESTRE
A Terra é aquecida durante o dia pela radiação solar ou Insolação e é resfriada pela radiação terrestre, dia e noite.
Depois que a temperatura da terra torna-se mais alta ou mais baixa que aquela do ar próximo a ela, o ar em contato com o solo começa a ser aquecido ou resfriado através de um processo chamado CONDUÇÃO ( transferência de calor através da matéria semtransferência da própria matéria).
A absorção de radiação de onda curta depende da natureza do solo, portanto, uma massa de ar situada, por exemplo, sobre uma superfície arenosa será aquecida mais rapidamente que uma massa em contato com uma superfície úmida. Essa desigual distribuição local de calor gera outro método de transferência de calor conhecido como CONVECÇÃO. Em Meteorologia, o termoCONVECÇÃO é usado para indicar a transferência das principais propriedades atmosféricas pelo movimento vertical do ar por meio das correntes ascendentes ou descendentes.
Quando o ar aquecido se eleva em correntes de convecção, ar menos aquecido das adjacências move-se em direção ao local onde o ar está ascendendo para preencher o espaço. Nesse momento realiza-se então outro método de transferência de umapropriedade atmosférica, chamado de ADVECÇÃO. A ADVECÇÃO é, portanto, a transferência de alguma propriedade atmosférica por movimento horizontal do ar (vento).

2.1 - Composição da Atmosfera
A atmosfera é uma massa de ar incolor que envolve a terra e suas principais propriedades são: mobilidade, compressibilidade e capacidade de conter diversas quantidades de vapor d’água. É constituídados seguintes elementos ao nível do mar:
- 78% nitrogênio (N)
- 21% oxigênio (O)
- 1% outros gases (gases nobres, vapor d’água e impurezas). Embora o N represente a maior parcela, a quantidade de vapor d’água e as impurezas são muito importantes para a Meteorologia porque sem eles nós teríamos poucos dos fenômenos que compreendem o que chamamos de “tempo” ( não haverianuvens e nem precipitação).
Muitas dessas partículas são pequeníssimas, mas exercem dois efeitos importantes sobre o tempo: primeiro, absorvem água e constituem os núcleos em torno dos quais ocorre a condensação do vapor d’água; segundo, interceptam uma parte do calor solar, diminuindo, sensivelmente, a temperatura média nas regiões afetadas.

2.2 - Estrutura Vertical da Atmosfera
Aatmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável quanto aos aspectos composição, temperatura, umidade e movimentos. Para fins de estudo, costuma-se dividir a atmosfera em várias camadas, em cujas regiões encontramos peculiaridades relevantes.


3.2.1 Troposfera
É a camada que se encontra em contato com a superfície, cuja espessura varia segundo as estações do anoe a latitude. Nas regiões equatoriais, sua alti




tude aproximada é 18 km; nas regiões de latitudes médias, 14 km e nas regiões polares, no em torno de 8 km. Ela corresponde ao invólucro onde ocorrem os fenômenos meteorológicos mais importantes e que afetam diretamente a vida sobre a superfície.
Como características da Troposfera, temos as seguintes:
a) Os movimentosatmosféricos horizontais e verticais são intensos;
b) A temperatura diminui com a altitude, numa razão média de 6,5ºC/km (1ºC/150m de altitude);
c) Cerca de 75% da massa total da atmosfera se encontra na Troposfera;
d) Praticamente todo o vapor d’água da atmosfera se encontra na Troposfera, razão pela qual ali se desenvolve os principais fenômenos; e
e) O aquecimento daTroposfera se dá, principalmente, por absorção da radiação de ondas longas, emitidas pela superfície terrestre, a qual, por sua vez, se aquece pela absorção de ondas curtas emitidas pelo Sol. Por esta razão, a superfície é considerada como fonte de calor para a Troposfera.
Entre a Troposfera e a camada seguinte, há uma região de transição chamada Tropopausa. Para a aviação, a Tropopausa tem...
tracking img