Atletismo e suas caracteristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O
ESPORTE
MODERNO




02

Sumário Página
Introdução 03
Esporte Moderno 04
Categorias:
· Ginástica05
· Atletismo 06
· Paraolimpíadas 07
· Natação 08
Natação no Brasil 09
Natação Paraolímpica10
· Artes Marciais
Jiu-Jitsu 11
Aikidô 12
Judô 13
Bibliografia 14
Conclusão15







03
Introdução
Os esportes considerados como modernos são muitos. Em sua essência, citaremos os mais conhecidos e utilizados mundialmente como a Ginástica, a Natação, o Atletismo e as Artes Marcias em um tudo. Com base nos estudos de Pierre de Coubertin e Valter Bracht, e utilizando o conhecimento de muitos outros estudiosos daEducação Física, citaremos o que é considerado como: ESPORTE MODERNO.




















04
O que é o esporte moderno?
O esporte moderno surgiu por volta do século XVIII, por meio de um processo de modificação (esportivização) de jogos populares europeus, incorporando em seus elementos a competitividade.
A industrialização levou a novas condições e padrões de vida, com osquais os jogos populares como eram praticados (ligados a festas, colheitas, religiões, etc) não eram mais compatíveis, e também eram mal vistos pelas autoridades por serem percebidos como ameaça a propriedade e à ordem publica (como a capoeira). Sua sobrevivência se deu principalmente nas escolas publicas europeia, onde eram praticados sem a repressão do poder publico, e vão aos poucos serregulamentados e assumir as formas do esporte moderno (como o futebol, na Inglaterra).
No seu consequente desenvolvimento o esporte assumiu suas características básicas: competição, rendimento físico-técnico, record, racionalização e explicação científica do treinamento. Essas características desse fenômeno esportivo influenciaram definitivamente toda a cultura corporal de movimento, tornando oesporte, mais que apenas o movimento do corpo. Dessa maneira, as formas alternativas de práticas corporais sofrem pressão no sentido de sua esporte praticado, pois as organizações esportivas que dominam o esporte (espetáculo), buscam incorporar as formas alternativas de prática esportiva que surgem para não perder o poder de determinar as formas legítimas de sua prática.
Hoje o conceito de esportesolicita uma abordagem mais complexa, por um processo de classificação em decorrência do seu grau de diferenciação de atividades. No Brasil, o conceito de esporte é diferenciado em três manifestações: a) desporto-performance, b) desporto-participação, e c) desporto-educação.
O esporte praticado com a intenção educacional pode vincular-se as outras duas dimensões, no entanto seu objetivo deve ser areflexão crítica das atitudes (individuais e coletivas), dos procedimentos (jogo) e dos conceitos (regras), salientando – e pode se situar ai um dos mais sérios problemas da educação física – que para ser educacional, não é suficiente o simples “fazer motor”, sendo necessária à intervenção do professor de educação física com perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o esporte e seus...
tracking img