Atletismo as escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CESUBE - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA

TURMA: 4° Período

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ATLETISMO II

PROF. MS. HÉLIO GOMES DA SILVA JUNIOR

ALUNO (A):

ATLETISMO NAS ESCOLAS

Uberaba-2012
INTRODUÇÃO

O atletismo é considerado o esporte-base, por sua capacidade de testar todas as características básicas em provas individuais e coletivas e o desenvolvimento dessas habilidadesé essencialmente necessária para a prática de outras modalidades esportivas. Comprova que atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Temos que entender que a ação motora da criança nos seus movimentos, resulta em uma combinação de diversos fatores, antropológicos, biológicos, culturais e psicológicos. O seu desenvolvimento motor sofreinfluência da sensação, da percepção, da cognição, da emoção e da memória. O movimento da criança é singular e tipicamente humano, principalmente porque seu corpo é muito mais do que um corpo físico se deslocando no tempo e no espaço é muito mais que um simples conjunto de alavancas, ele é a sua instância de interação com o universo. Além de formativos, o atletismo também oferece a qualquer um achance de descobrir pelos menos um tipo de aptidão física esportiva em que poderá garantir seu desenvolvimento futuro como esportista praticante. Assim exposto, é um equívoco deixar o atletismo ausente da Educação Física escolar nas séries iniciais, pois esta modalidade desenvolve o domínio corporal, instrumento conhecido como fundamental para o desenvolvimento sensorial, motor e intelectual dacriança, e que também tem seus reflexos na aprendizagem das demais disciplinas curriculares. Portanto, ao pensar no atletismo na escola, além de refletir sobre suas possibilidades de afloramento de habilidades motoras básicas, tem-se que compreendê-lo enquanto ferramenta educativa fundamental como esporte-base.

OBJETIVO

O presente trabalho teve como objetivo, pesquisar e estudar elementos queenriqueçam nossa aula de Atletismo e também os benefícios e a importância do atletismo dentro do contexto escolar.

DESENVOLVIMENTO

Os professores necessitam independente de idade, sexo e tempo de formação, buscar conhecimentos sobre metodologias e práticas para uma atualização em seu trabalho. Visto que, poucos trabalham o conteúdo atletismo em suas aulas de forma sistematizada e, que as escolasnão oferecem condições apropriadas para sua prática e, tão somente, para a realização de atividades lúdicas, improvisadas e descontínuas. O atletismo escolar deve ser um instrumento provocador de reflexão e, ao mesmo tempo, de ajuda ao professor, que contém sugestões de atividades e de possibilidades para o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física. Os conteúdos clássicos são entendidoscomo aqueles que não perdem sua atualidade para participação, compreensão e interpretação do mundo universal e particular onde os indivíduos estão situados (classe social, etnia, sexualidade...). O atletismo, sendo um desses conteúdos, deve estar presente nas propostas curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos saber que devido as suas características próprias, esse seconstitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana. O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01)
Ao se estudar o atletismo dentro das escolas, devemos nos preocupar em não descaracterizar o esporte individual que é, mas possibilitar que eleseja estudado em pequenos grupos, promovendo a socialização e estimulando a comunicação com a valorização dos saberes que os alunos já possuem. Mas, também, de uma forma mais interessante e motivadora, participa de um trabalho que o levará a ser um indivíduo crítico e reflexivo, sobre a sociedade à qual pertence. Do ponto de vista do professor, esse se torna um sujeito relevante no processo de...
tracking img