Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




HISTÓRIA DO ATLETISMO

DICISPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO

KLEBER SILVA GOMES

PROF: FERNANDO LANDIM









































Trabalho apresentado na disciplina Teoria e Prática do Atletismo, do curso de Educação Física, da FIC-Estácio, ministrada pelo Prof. Ms. FernandoLandin, como requisito parcial de avaliação.







Fortaleza, 2013.
Sumário


Introdução 02
1. Origens do Atletismo 03
2. História do atletismo no mundo 04
3. História do atletismo e suas modalidades 04
4. As principais Modalidades do Atletismo 05
4.1. Corrida de Pista 05
4.2. Corrida com obstáculo 05
4.3. Revezamento 05
4.4. Salto 05
4.5. Arremesso e Lancamento 05
4.6.Decatlo 06
4.7. Eptatlo 06
5. Conclusão 06
6. Referências 06


Introdução

O atletismo é considerado esporte base para todas as características físicas que o homem tem porque não se limita apenas a resistência física, mas também integra essa resistência a habilidade que o competidor cria para si. São três os tipos de esportes disputados pelo atletismo como corridas, saltos elançamentos dependendo das regras de cada competição normalmente as equipes somam pontos individualmente através de seus atletas que disputam as provas. As corridas rasas de revezamento são as mais conhecidas pelas pessoas onde os competidores têm que ter bastante velocidade para conseguirem atingir seus objetivos dentro das corridas rápidas, depois têm também as modalidades com obstáculos e semobstáculos que podem ser naturais ou impostos pela organização essas corridas exigem muito da preparação física dos atletas, essas corridas foram baseadas em modelos de competições com cavalos que acontecem até hoje e são inclusive esportes olímpicos levando competidores brasileiros para disputarem em todo o mundo.
1. Origem do Atletismo


O Atletismo conta a históriaesportiva no homem no Planeta. É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de "stadium", tinha cerca de 200 metros e ovencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanhas, emarcha atlética.

O Atletismo nasceu com o homem. Afinal, o mais antigo dos nossos ancestrais já andava, era obrigado a correr, a saltar e a lançar coisas. Era a dura luta contra os pedradores e a busca por alimentos. Pode-se dizer que ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história.

Isso tudo explica porque, ao criar as primeiras competições esportivas, as primeiras aserem organizadas fossem as provas atléticas. Há indícios da prática do Atletismo há pelo menos 5 mil anos no Egito, na Grécia e na China. No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.

Oformato moderno do Atletismo remonta a meados do século XIX. Basicamente, engloba as corridas de pista, de rua, de cross country e de montanha, a marcha, os saltos e os lançamentos. Por sua característica de representar os movimentos naturais do homem, o Atletismo é chamado de “esporte-base”.

  Assim como nos Jogos da Grécia Antiga, o Atletismo permanece como o principal esporte olímpico...
tracking img