Sulfato de cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sulfato de Cobre: um sal hidratado.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais). Uma vez que substâncias que liberam cátions H+ são identificadas como ácidas, e as que liberam ânions OH- seclassificam como bases.

Os sais representam uma vasta classe de compostos inorgânicos, e, ao contrário do que muita gente pensa, não se restringe apenas ao Cloreto de Sódio (sal de cozinha) e aos sais de banho.

Aprenda agora como classificar um sal se baseando na natureza de seus íons:

Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar suanatureza é a forma como apresenta seus íons.

Sal ácido: conhecido também como hidrogeno-sal, é formado por dois cátions e somente um ânion. Exemplo:

NaHSO4 - mono-hidrogenossulfato de sódio

Dissociação eletrolítica: Na+H+ SO42-

Sal básico: ou hidróxi-sal, apresenta dois ânions e um cátion. Exemplo:

Al(OH)Cl2 - cloreto monobásico de alumínio

Dissociação eletrolítica: Al2+ (OH-) Cl2-Sal neutro: são produtos da neutralização total de um ácido ou de uma base. Para identificá-los é só reparar na fórmula, não possuem H+ nem OH-. Exemplos: Sulfato de Bário (BaSO4) e Cloreto de Sódio (NaCl).

Dissociação eletrolítica: Na+Cl-

Sal misto: composto por dois cátions diferentes (exceto H+) ou dois ânions diferentes (exceto OH-).

Exemplo: NaKSO4 - sulfato de sódio e potássioDissociação eletrolítica: Na+K+ SO42-

Neste caso, o sal misto é formado por dois cátions diferentes.

Sal hidratado: no retículo cristalino desse sal são encontradas moléculas de água, e são elas que definem a nomenclatura do sal. Se o número de moléculas de água for cinco, temos: CuSO4 . 5 H2O – sulfato de cobre II penta-hidratado.


O sal carbonato de cálcio é encontrado nos recifes decorais e nas pérolas.
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais.

O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos(carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.

O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes decorais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.

O vidro é usado na fabricação de utensílios domésticos.
O carbonato de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulosee papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.

O bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidezestomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.

O fluoreto de sódio (NaF) serve como fonte de fluoreto para a formação do esmalte dental, que aumenta a resistência à formação de cáries. É usado em algumas pastas de dente e em enxaguatórios bucais.

O salitre - nitrato de...
tracking img