Atividades pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Relevância do Ensino de Ciências na Educação Infantil: Desafios e Conquistas
Introdução
É necessário que se recrie o método do ensino de ciências baseado em uma proposta de ensino para a vida, um método que permita uma nova abordagem, que sensibilize o aluno para o mundo natural, mas que não se limite a isso, que também faça com que esse aluno aprenda, pense, questione e principalmente queirasaber mais.
É necessário aulas e professores que estimulem e proporcionem dúvidas aos alunos durante as aulas a fim de que recebam e assimilem as várias informações transmitidas, para que viajem por diversos lugares, diferentes aspectos que não se resumam à mera descrição dos ossos de nosso corpo ou das partes de uma árvore, mas que proporcione enxergar além destes aspectos restritos. Ènecessário um ensino de ciências que faca co que o aluno tenha oportunidade de ver os detalhes das coisas (como uma flor ou espinhos de cacto) que nunca parariam para prestar atenção, por falta de oportunidade, tempo ou motivação. Além disso, e principalmente, ter espaço para satisfazer suas dúvidas e curiosidades.
Desenvolvimento
O contato da criança com o ensino de Ciências nas séries iniciais éextremamente pertinente, uma vez que, crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras, demonstram bastante interesse em conhecer o mundo que a cerca, a partir dos estímulos recebidos através do dos professores e dos seus métodos de trabalharem com esses interesses.
Esse conhecimento deve partir dos interesses das crianças, de suas necessidades imediatas e do meio emque elas vivem,cabendo ao professor priorizar as habilidades naturais de cada faixa etária , com trabalhos que estimulem o desenvolvimento das habilidades de observação, descrição oral ou através do desenho, da exploração do ambiente em que vive; o clima da cidade ou até mesmo o jardim da escola, ou seja,estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem seu meio; enriquecer suasexperiências, a fim de que as crianças adquiram o gosto pelas pesquisas e descobertas, adquirir hábitos de uma vida sadia em relação à higiene, alimentação, eliminação e recreação, proporcionando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente às descobertas e os fatos do mundo real.
Estimular a participação ativa das crianças, trabalhar de forma dinâmica e demonstrativa os conteúdos dolivro didático de ciências é uma das maneiras eficazes para desmistificar o rotulo de que ciências é matéria decorativa e desnecessária na educação infantil. Dessa forma vai se formando no aluno um “rico” de informações, que em seu conjunto vai tomando consistência e forma, criando um alicerce onde podem se sustentar outras informações sobre esse mundo natural.
O estudo das ciências nesse nível deescolaridade contribui para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos fatos científicos e tecnológicos presentes, permitindo que a alfabetização não se restrinja à linguagem, mas avance no campo científico-tecnológico. Nesse sentido, estaremos caminhando para a formação de indivíduos que, no futuro, serão capazes de entender e respeitar a nossa posição no planeta e nouniverso.
Para se consolidar o ensino de ciências na educação infantil é necessário uma reflexão sobre a importância da prática de educação em ciências e da qualificação dos professores da educação infantil e do ensino fundamental para tratar do assunto, pois muitos se demonstram preparados para desenvolver este tipo de atividade de discussão no ambiente escolar, ou seja, é preciso que osprofessores superem a falta de visão por parte dos elaboradores dos programas curriculares e dos livros didáticos, sobre a importância do conhecimento de ciências para a formação dos indivíduos.
É necessário que os educadores se esforcem e promovam uma quebra do paradigma , no qual a ciência é dogmatizada como pertencente a uma esfera na qual os alunos das séries inicias não possibilidade de...
tracking img