Atividades ludicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO UM DIFERENCIAL NA DIMINUIÇÃO DA
AGRESSIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR.1

Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar a interferência das atividades lúdicas no sentido de diminuir a violência no recreio. O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura e a segunda relativa a uma pesquisaexploratória desenvolvida por meio de um questionário misto, aplicado em dois momentos, a 85 alunos de 6º- ao 7º- ano de uma escola pública, da cidade Engenheiro Coelho , SP. Em um primeiro momento, o instrumento foi aplicado anteriormente à exposição às atividades e, em etapa posterior, ao final da proposta do projeto. Para esta etapa do estudo foram realizados 16 encontros com os alunos, sendo todos àsterças e quintas-feiras, no horário do intervalo para o recreio, nos períodos matutino e vespertino, durante dois meses. Em todos os encontros houve a apresentação de uma atividade cooperativa diferente, em que se objetivava, principalmente, a conscientização sobre a importância da integração entre os alunos e do divertimento saudável. Os dados coletados pelos dois instrumentos foram comparados eanalisados descritivamente, por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicando que todos os alunos salientaram o prazer de participar e a preferência pelo recreio com atividades lúdicas, justificando maior possibilidade de ação e melhor forma de preencher o tempo livre. Os alunos afirmaram ter percebido a queda no índice de atitudes violentas na hora do intervalo, alegando apossibilidade de investir em outras atividades mais prazerosas, com a oportunidade de conhecer pessoas novas. Notou-se a reverberação destas atividades propostas, quando os alunos afirmaram ter realizado algumas delas durante o intervalo em outros momentos ou locais, extrapolando o ambiente escolar. Os resultados do estudo evidenciam que o recreio, quando implementado com atividades lúdicas de carátercooperativo, no olhar desta população alvo do estudo, representa um diferencial importante, somado a outros, na diminuição da violência no ambiente escolar.

Palavras-chave: atividades lúdicas; escola; recreio; jogos cooperativos.

INTRODUÇÃO
A escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, nos diversos momentos, especialmente nos períodos de intervalo entre as atividades formais.Isto pode estar ocorrendo, também, devido à falta de ações mais significativas, ou mesmo, pela falta de experiência com atividades que envolvam o espírito de colaboração e o respeito pela opinião do outro.

1 Artigo apresentado como relatório científico final, ao Núcleo de Ensino/Fundunesp, referente ao Projeto nº 902/03.
2 LEL – Laboratório de Estudo do Lazer. Departamento de Educação Física(Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Rio Claro).

O recreio, por representar um intervalo maior entre as atividades previstas, torna se um momento passível de aumentar a incidência de demonstração de atos agressivos e de fomento à exclusão, uma vez que a falta de opções, de estímulos positivos e de desconhecimento sobre o universo lúdico, podem ser elementos capazes de influenciaratitudes de rebeldia. Além disso, existem as competições entre os diversos grupos existentes dentro da escola, que também utilizam a violência para resolver alguns fatos.
A respeito da violência que afeta o ambiente escolar, autores como Bee (1986) e Goleman (1995) salientam que, tanto a realidade social (família, escola, amigos), quanto os estímulos gerados pela mídia, especialmente a televisão,podem interferir sensivelmente na formação de indivíduos agressivos, os quais utilizam a agressividade como estratégia de resolução de problemas cotidianos, dentro e fora do ambiente escolar.
Crianças que não são capazes de absorver eficientemente informações nem lidar bem com as mesmas, ou sofrem qualquer tipo de discriminação, geralmente, são aquelas zangadas, ansiosas, deprimidas e violentas....
tracking img