Shattered glass

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme Shattered Glass: Verdade ou Mentira

1- Com base no Código Deontológico dos Jornalistas, 4 de Maio de 1993, o comportamento profissional de Stephen Glass foi eticamente incorrecto. Ojornalista tem obrigações morais que deverá seguir e cumprir as regras estabelecidas pela sua classe profissional. Para isso existe o Código Deontológico que define o correcto comportamento ético exigido nocumprimento da sua profissão. Assim, e considerando todo comportamento de Glass, descrito no filme, facilmente nos apercebemos que os pontos do código estão em falta. O jornalista falhou devido àconstante inexistência de factos, que eram fabricados por este. Na “construção” das suas notícias foram criados meios de comunicação como Websites, contactos telefónicos, testemunhas, … como suporte detodo este enredo, chegando inclusive a criar identificações fictícias. Glass nunca procurou, corrigir as informações falsas que noticiava já que ele próprio as inventava.

2- Temos em Portugal algunsbons exemplos de incumprimento do código deontológico como é o caso Freeport, aqui assistimos diariamente, durante algum tempo, a uma divulgação constante de factos sem a certeza que realmente oeram. De acordo com o código, os jornalistas têm que ser imparciais na divulgação das suas notícias, facto que não se verificou nesta situação.

3- O papel do jornalista na sociedade é de uma granderesponsabilidade, já que é através dele que acedemos á informação, que nos permite construir opiniões, escolher caminhos e tomar decisões. O incumprimento do Código Deontológico deve ter penalizaçõesgraves, levando a que o incumpridor seja responsabilizado por todas as consequências das suas acções. No filme, Stephen Glass acaba por ser demitido das suas funções e dificilmente voltará a exercer asua profissão, tendo em conta as consequências que as suas “notícias” poderão ter trazido para muitos. Terá sido o despedimento suficiente? É algo que cada um de nós poderá reflectir e concluir se...
tracking img