Análise Crítica do Filme: "O preço de uma verdade" (Shattered Glass)

1899 palavras 8 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharelado em Design
Disciplina: Teoria das Mídias

Título: Aos Olhos de Quem Vê

Filme: O preço de uma verdade (título original: Shattered Glass). Direção e roteiro: Billy Ray. Dur.: 99 min. 30 de agosto de 2003, EUA.

Corpo-texto:

“Deve-se saber para quem está escrevendo. E qual sua especialidade. Eu registro atos. Descubro o que provoca, o que assusta as pessoas e escrevo isso. Assim, são elas que contam a história. E querem saber? Essas reportagens também ganham prêmio Pulitzer .”
Stephen Glass

O trecho citado faz parte do discurso narrado pelo personagem principal, Sthephen Glass (Hayden Christensen), que dá início ao filme. O filme está inserido no âmbito jornalístico, focado principalmente no ambiente de trabalho; a relação entre os redatores e editores na área. O autor aponta a questão de como a mídia pode enganar o enunciatário, ao trazer fatos inventados a fim de somente gerar polêmica e alcançar um certo público. Ele levanta o questionamento de que deve-se pesquisar a veracidade dos fatos ao receber qualquer informação.

O filme todo é narrado pelo próprio personagem principal, embora a trama não se feche somente a ele. Acontece nos estados unidos, no ano de 1998. Começa com o Glass visitando sua antiga escola. Então, o rapaz é apresentado em exaltação por sua ex-professora que anuncia seus títulos de grande notoriedade, e aqui ele começa a narrar sua história como redator da revista The New Republic (uma revista renomada que existe importantes figuras políticas inclusas em seu público), para a turma desconhecida. A história começa mostrando o grau de relação dos funcionários entre si, assim como a rotina incessante de um jornalista. Stephen mostra-se como um cara que é amigo de todos e apesar do ambiente exaustivo de trabalho está sempre de bom humor, divertindo os colegas. Logo no início, o editor Michael Kelly (Hank Azaria) tem uma discussão com o editor-chefe e acaba sendo substituído por

Relacionados

  • 1327091771477MONEYBALL Production Notes traduzido
    15691 palavras | 63 páginas
  • Os 100 Maiores Misterios Do Mun Stephen J
    112929 palavras | 452 páginas
  • trabalho
    166366 palavras | 666 páginas
  • O Dem Nio Do Meio Dia
    277481 palavras | 1110 páginas