Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERP – UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SERVIÇO SOCIAL – 2º SEMESTRE
PÓLO DE LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ
TUTORA PRESENCIAL – ELIANE MAGALHÃES

“RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE”

“RELATÓRIO SOBRE CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL VOLTADO AO SANEAMENTO BÁSICO DE UM MUNICIPIO”

Euriglácia – RA 204988
Liduina Maia Lima – RA 194230
RaimundaLuciana de Lima – RA 218679
Zélia Freire Chaves – RA 205334

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Este relatório visa conhecer, compreender e avaliar a importância que tem um projeto ambiental para um município no intuito de desenvolver o saneamento.
O homem no desenvolver de suas atividades sociaisna construção do espaço, acaba modificando os aspectos do meio físico, tornando-se cada vez mais importante um conhecimento geológico, que possa servir de base para a intervenção humana através do planejamento. O planejamento ambiental é um veículo de integração e previsão ambiental visando à reordenação do uso do solo de maneira que a intervenção do homem tenha o menor impacto.
Háalgumas décadas que nos preocupamos com o resultado de nossas ações sobre a biosfera. Percebemos que os recursos do Planeta têm limites e que, embora a natureza possua um grande potencial de autodepuração, isso também é limitado. Então, percebemos a necessidade de definir até que ponto podemos alterar a biosfera e passamos a ter certeza de que é preciso planejar nossas ações quanto ao que fazemos comrelação ao ambiente em que vivemos.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maiorpotencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local, até o planeta inteiro.
De uma forma simples, podemos afirmar que a sustentabilidade desenvolvida em um projetode uma região determinada, é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e o bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
Que o meio ambiente possa encontrar alternativas para continuar,mesmo que precariamente, manter-se vivo, pois o homem muito tem contribuído, criando uma situação de desequilíbrio em todos os aspectos da natureza.
O Planejamento ambiental é um processo contínuo que envolve coleta, organização e análise sistematizada das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas acerca das melhores alternativas para oaproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades, e com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade.
Um importante papel do planejamento ambiental é o de direcionar os instrumentos administrativos, legislativos e de gestão para o desenvolvimento de atividades num determinado espaço e tempo, incentivando aparticipação institucional e dos cidadãos e induzindo relações mais estreitas entre sociedade e autoridades regionais.
Em planejamentos ambientais, é fundamental entender a cultura e as formas específicas com que as populações manejam seus recursos naturais. Também é fundamental uma previsão acurada e integrada dos impactos oriundos de ações, manejos e projetos propostos para a área de...
tracking img