Leitura em sala de aula: procedimentos no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
VALÉRIA MARIA MOURA SANTOS

LEITURA EM SALA DE AULA: PROCEDIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ARAPIRACA – AL.
2010
VALÉRIA MARIA MOURA SANTOS

LEITURA EM SALA DE AULA: PROCEDIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de conclusão de curso – TCC, sob a orientação da Prof.ª Me. Rozineide Oliveira Silva, como requisito à obtenção do título deLicenciatura em Letras Port./Francês, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

ARAPIRACA – AL.
2010
FOLHA DE APROVAÇÃO

LEITURA EM SALA DE AULA: PROCEDIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada como requisito a obtenção do título de Graduação no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Aprovado em: ___/_______________/______

Componentes da banca examinadora:___________________________________
Presidente
Prof.ª Me. Rozineide Oliveira Silva

___________________________________
Prof.ª Esp. Maria Verônica dos Santos Messias

___________________________________
Prof.ª Me. Sandra Araújo Lima



ARAPIRACA
2010
AGRADECIMENTOS

A Deus, que me concedeu a oportunidade de galgar mais uma escada na difícil escalada do saber.À minha família, pois sem o apoio dela jamais chegaria até aqui.
Aos professores, especialmente aos que me ensinaram as primeiras letras. A eles o meu eterno reconhecimento.
Aos colegas de turma pelo companheirismo.
Enfim, a todos os que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste trabalho.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério,com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Paulo Freire
RESUMO

O presente trabalho aborda a questão do hábito de ler; alertando que este deve ser uma prática constante,sendo feita especialmente na escola. Fala da importância da construção de metodologias e estratégias que facilitem o encontro de crianças e jovens com a leitura. Ressalta o que o trabalho com livro didático representa para uma reflexão mais concreta com relação a prática da leitura. Explica porque o livro didático é tão importante para que professores e alunos tornem-se leitores. Busca sintetizar demodo objetivo os parâmetros utilizados para a aprendizagem da leitura e os procedimentos metodológicos que contextualizam as suas respectivas atribuições e qualidades. Faz uma afirmação de que o domínio da leitura eficiente proporciona o exercício da cidadania. Chama a atenção para a questão de que o leitor não deve memorizar e absorver mecanicamente o conteúdo de um texto, por que a leiturapropicia a ele o aprofundamento do conhecimento com relação ao mundo em que vive.

Palavras-chave: Sala de aula; leitura; livro didático.

RÉSUMÉ

Cet article traite de l'habitude de lire, avertissant que cela devrait être une pratique courante, surtout en cours à l'école. Parle de l'importance des méthodes de construction et des stratégies qui facilitent la collecte des enfants et des jeunesavec la lecture. A souligné que le travail avec le manuel est d'une relation plus concrète à la pratique de la lecture. Il explique pourquoi le manuel est si important pour les enseignants et les étudiants à devenir des lecteurs. Recherche résumer objectivement les paramètres utilisés pour apprendre à lire et des méthodologies qui contextualiser leurs rôles respectifs et les qualités.Faire uneaffirmation que le domaine de la citoyenneté fournit une lecture efficace de l'exercice. attire l'attention sur la question que le lecteur ne devrait pas mécaniquement mémoriser et absorber le contenu d'un texte, que sa lecture permet de mieux connaître le monde dans lequel nous vivons.

Mots-clés: salle de classe, la lecture, des manuels scolaires.
Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário - Ver...
tracking img