Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A construção do espaço, segundo Jean Piaget Lívia de Oliveira

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO, SEGUNDO JEAN PIAGET The construction of the space, according to Jean Piaget
Lívia de Oliveira
Profa. Dra. da UNESP – Rio Claro

Artigo recebido em 02/08/2005 e aceito para publicação em 08/09/2005

RESUMO:

O problema do espaço é muito complexo e pode ser estudado de vários pontos de vista. SegundoPiaget e o Grupo de Genebra reconhecem uma filiação entre as estruturas perceptivas elementares e as operatórias mais complexas da inteligência. Apontam, ainda, que as relações espaciais estabelecidas por um individuo são descritas dentre as possíveis geometrias. Afirmam, também, que a construção espacial, inicialmente, se prende a um espaço sensório-motor, e em seguida ao espaço operatório,precedido pelos espaços simbólicos e intuitivos. Palavras-chave: Piaget; espaço; construção; estruturas perceptivas e operatórias.

ABSTRACT:

Piaget and his co-workers have produced a steady studies about spatial construct and representation by children. They recognize a filiation among the elemental perceptives structures and the complex operatories intelligence. The authors assert that spatialrelations stabilished can be among possible geometries. The mental development of space is conceptually proced from a sensory-motor space after a symbolic space and intuitive, and finally a operatory space. Keywords: Piaget; space; construction; perceptives and operatories structures.

INTRODUÇÃO
O pensamento lógico constitui a forma mais elaborada do pensamento humano. Jean Piaget

vêm-sepreocupando com o problema de espaço há várias décadas, como atestam os inúmeros livros e experimentos dedicados ao assunto. O Grupo de Genebra aborda o espaço dos pontos de vista psicológico e epistemológico. A abordagem psicológica piagetiana apresenta o desenvolvimento mental da noção de espaço na criança como uma construção, na qual há uma interação entre a percepção e a representação espaciais.Mas convém destacar que o desenvolvimento do espaço, como não poderia deixar de ser, é coerente com o desenvolvimento mental da criança como um todo.
Sociedade & Natureza, Uberlândia, 17 (33): 105-117, dez. 2005

O problema do espaço é muito complexo e pode ser estudado de vários pontos de vista. A respeito da construção do espaço pela criança, incluindo como ela percebe e representa o espaço, ateoria de Piaget se destaca pelo esforço na investigação do problema. Piaget e seus colaboradores

105

A construção do espaço, segundo Jean Piaget Lívia de Oliveira

Entre todos os trabalhos sobre psicologia infantil, Piaget incluiu desde o início da década de vinte do século passado, estudos acerca do espaço: investiga a representação do espaço, assim como a do mundo, e a gênese dageometria espontânea nas crianças. Investiga também como a criança constrói a realidade, mediante o relacionamento do objeto com o espaço, e como desenvolve a formação do símbolo mediante a imitação e o jogo. A preocupação de Piaget se estende aos mecanismos perceptivos e à imagem mental, atribuindo um papel importante mas não decisivo a esses aspectos, no desenvolvimento da mente. A obra de Piaget é umtodo que exige por parte do leitor um conhecimento do que já foi denominado por Battro (1971, p.341) de “Sistema de Piaget”, para não correr o risco de, conhecendo apenas um aspecto, confundir a parte com o todo. Piaget (1967, p.10-17) concebe a conduta humana como uma adaptação ou mesmo como uma contínua readaptação. A conduta é explicada como trocas funcionais entre o indivíduo e o meioexterior, comportando dois aspectos intimamente interdependentes: o cognitivo e o afetivo. Enquanto o aspecto cognitivo se refere à estruturação da conduta, o afetivo pode ser compreendido como a sua energia ou economia, porquanto os sentimentos são os responsáveis pela regulação das energias internas (interesses) e pelas trocas externas (valores). Para Piaget, a vida cognitiva e a vida afetiva são...
tracking img