Atividade sobre cibercultura, tecnologias educacionais e educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL

Atividade sobre cibercultura, tecnologias educacionais e educação

Ao elaborar a pesquisa proposta, li o livro Cibercultura, dePierre Lévy, e os artigos “Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura” de Magda Soares, na revista Educação e Sociedade; e “Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aulapresencial e online” de Marco Silva, na revista Famecos. Concluí que a cibercultura fez com que mudasse a forma de ensino na escola com a utilização das tecnologias disponíveis para adaptar o ensino aonovo meio social e atrair maior interesse de aprendizagem no aluno. Dentro da sala de aula, o professor procura realizar aulas atrativas e fazer materiais atraentes usando imagens, sons, vídeos e emalguns casos, a internet.
O uso dessas tecnologias na aula serve tanto para ensinar através delas e melhorar o ensino quanto para ensinar sobre a própria tecnologia utilizada. Isso estimula acuriosidade do aluno, fazendo-o interagir com a aula, com os colegas e com o professor.
O computador e a internet em particular proporcionam maior abrangência de informações, que unidas ao estímulo geradono aluno, faz querer saber mais sobre o assunto trabalhado na aula e assim, aprofundar seus conhecimentos nele, pois o aluno pode pesquisar e conhecer informações mais recentes. E não só os alunos, mastambém os professores utilizam a internet para possuir um material atualizado e interagir com outros profissionais e praticar o que Pierre Lévy chamou de “inteligência coletiva”, que consiste empartilhar conhecimentos, onde os envolvidos tanto adquirem quanto doam suas ideias no objetivo de ampliar o saber de todos. Esse tipo de exercício também é praticado pelos alunos quando os mesmostrabalham em grupo e por empresas que incentivam seus funcionários para buscar inovações.
É interessante que ao utilizar a internet, o professor forme grupos onde os alunos se auxiliem para evitar que...
tracking img