Strepetococcus pneumoniae

439 palavras 2 páginas
S.pneumoniae
Informalmente conhecido como Pneumococo. Pneumococos não possuem a enzima catalase a autólise pode ser aumentada pela adição de sais biliares ao meio de cultura. Como são lisados facilmente por detergentes fracos, como a bile, desoxicolato de sódio e optoquina, esta característica é útil para distingui-los de outras bactérias. Quanto às características das células, os pneumococos são Gram-positivos, com morfologia de diplococos lanceolados, ou seja, com as extremidades em ponta de lança ou em chama de vela. Medem 0,5 a 1,25 µm de diâmetro e dispõem-se aos pares (diplococos), em razão de sua divisão em apenas um plano, ou em cadeias curtas. São imóveis (sem flagelos), não formam esporos e podem possuir cápsula, o seu principal fator de patogenicidade. Podem perder a característica de Gram-positivos quando o cultivo ultrapassa a fase logarítmica, período mais ativo do crescimento bacteriano.
A cápsula de polissacarídeo que envolve externamente o pneumococo é seu constituinte mais importante, sob vários aspectos. O polissacarídeo capsular (PS) é um determinante essencial para a antigenicidade do pneumococo, e sua diversidade bioquímica induz respostas imunológicas específicas, nas quais se baseia a classificação dos pneumococos em tipos. A diversidade antigênica do PS de S. pneumoniae é responsável pela diferenciação desta única espécie em pelo menos 91 sorotipos.

Tratamento: Penicilina e Ampicilina
Doenças Causadas
Existem mais de 23 doenças diagnosticadas, mas as mais comuns são:
Pneumonia: Doença inflamatória que afeta os alvéolos pulmonares.
Meningite: Infecção nas meninges do cérebro.
Celulite Infecciosa: é uma doença grave que se instala no organismo através de uma porta qualquer que pode ser uma ferida, uma espinha, unha encravada etc.
Abcessos cerebrais: Um acumulo de pus num tecido
Endo Cardite: Uma infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas.
Artrite séptica: Uma invasão purulenta de uma articulação

Relacionados

  • Otite Média Aguda: Diagnóstico e Tratamento Propostos para a Realidade Brasileira
    5074 palavras | 21 páginas
  • Segurança do paciente relacionado com a esterelização de instrumentais de videolaparoscopia
    16075 palavras | 65 páginas