Atividade maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Relações Internacionais – 1º semestre
Disciplina: Teoria Política

QUESTÕES SOBRE MAQUIAVEL
(trabalho a ser realizado em dupla para ser entregue dia 25 de março)

1. Por que podemosdizer que Maquiavel é responsável pelo surgimento da ciência política? Qual a relação que Maquiavel estabelece entre a moral e a política?
R: Maquiavel em “O Príncipe” provoca uma profunda revoluçãono pensamento político, explicando as formas de poder e manutenção do mesmo, e fazendo uma evocação à democracia, citava sobre a obrigatoriedade do governante estar em sintonia com o povo, como o mesmoo cita: “Mas que se tornar príncipe contra a opinião popular, por favor dos grandes, deve, antes de mais nada, procurar conquistar o povo”. Maquiavel relaciona moral e política da seguinte forma: amoral é flexível ou irrelevante. Em sua frase mais conhecida “Os fins justificam os meios” Maquiavel exalta que não importa o que você tenha de fazer ou sacrificar desde que você alcance o seuobjetivo. Caso contrário à moral, que condiz em não passar por cima de direitos individuais e orientações consideradas éticas e corretas.

2. Por que podemos dizer que Maquiavel está mais interessado emmostrar os fatos do mundo político como eles são e não como deveriam ser?

R: A análise Maquiavel tem uma postura externa, ou seja, ele observa e analisa um mecanismo, e o descreve, sendo assim, um“cientista” em sua obra ‘O Príncipe’. Portanto, não há possibilidade de observar, analisar e descrever algo que não faz parte de sua realidade. A importância do “como eles são e não como deveriam ser”se dá, também, a partir de seus ideais de que o príncipe deve manter o poder, podendo usar de qualquer artifício para que isso aconteça, se o soberano não consegue manter o poder, não há objeto deanálise do “como eles são” (presente),muito menos de “como deveriam ser”(futuro). O que realmente conta não são os princípios, mas sim os resultados obtidos.

3. De que forma Maquiavel entende a...
tracking img