Atividade fundamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para fazer a segunda parte da atividade foi escolhida previamente uma história infantil (As aventuras de Saci) que nos permitia explorar as questões do folclore, tema do qual estava relacionada com o conteúdo que a professora trabalhava naquele momento.
A narrativa da história foi contada a partir de um livro e para ouvi-la os alunos se acomodaram na sala de leitura, onde se mantiveramsentadas ou deitadas no tapetinho da forma que lhes fosse mais confortável. Os alunos demoraram um pouco para se aquietarem, mas no decorrer da história, quase todos eles conseguiram se concentrar e ouviram a narrativa com atenção.
Após ouvir a história, foi realizada uma conversa sobre a mesma, procurando ressaltar sobre o que entenderam o que mais gostaram ou o que aprenderam sobre o queouviram. Como nesta fase os alunos têm imaginação fértil, gostam de se expressar, contar coisas que ouviram de outras pessoas ou que aconteceram com elas, surgiu vários temas a serem explorados, relacionados à história ou não: “Um dia assustei meu irmão, que gostava de me dar sustos por qualquer coisa!”, disse um aluno sobre o susto que o Saci-Pererê levou do lobisomem ao tentar assustar as bruxas.“Como a bruxa conseguiu levar o caldeirão na sua vassoura?”, perguntou uma aluna sobre um trecho da história que dizia que as bruxas chegaram em suas vassouras com um caldeirão enorme.
Em seguida os alunos foram levados a sala de aula e, sentando-se onde acharam melhor, foi proposta a atividade de desenhar algo da história, utilizando para isso folhas de papel sulfite e lápis colorido. Oreferido desenho deveria conter elementos da história imaginados ali, de acordo com a criatividade de cada um. Para que a atividade fosse desenvolvida com calma, foi escolhida uma música de relaxamento para os alunos ouvirem, pensando num momento mais tranqüilo e com maior concentração.
Observou-se que mesmo nesta idade, entre cinco e seis anos, onde as crianças manifestam-se livremente, deacordo com sua visão de mundo e imaginação, alguns alunos declararam-se incapazes de realizar a atividade, argumentando que não sabiam desenhar e/ou tinham dificuldade em representar o que viam. Mesmo com todos estes casos, os alunos realizaram a tarefa e pôde-se observar a criatividade e a facilidade que a grande maioria das crianças nessa idade tem em se expressar através do desenho à mão livre.Detalhes pouco percebidos na história foram representados através do desenho por alguns e é interessante ressaltar que surgiram diferentes tipos de percepções do que foi ouvido. Dois alunos elaboraram uma espécie de história em quadrinhos, obedecendo à ordem específica dos acontecimentos narrados, bem como integrando os dois ambientes: o real e o imaginário.
A música foi essencial, criandouma sensação de calma e favorecendo a concentração total de uma turma, que de acordo com a professora, é considerada bastante agitada e com dificuldades em realizar determinadas tarefas. Pode-se dizer que a música ajudou nessa concentração e até mesmo na criatividade, pois surgiram desenhos bastante interessantes e completos sobre a história ouvida, fato que os próprios alunos ressaltaram aoexpor seus trabalhos, apresentando-os e comparando-os aos dos colegas, recebendo elogios ou criticas de uma forma alegre e satisfatória.
O desenho é a primeira representação gráfica utilizada pelas crianças. Desenhar é um ato inteligente de representação que põe forma e sentido ao pensamento e ao conteúdo que foi assimilado. O desenho é ferramenta essencial do processo de desenvolvimento dacriança e não deve ser entendido como uma atividade complementar, ou de divertimento, mas como uma atividade funcional. Ou seja, consiste em usar o desenho como procedimento para sistematização dos conteúdos nas áreas do conhecimento.
‘Faz parte do desenvolvimento e do crescimento da criança desenhar. Quando estas são motivadas a desenhar e isto a acompanha em sua vida, sem interrupção,...
tracking img